TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Jádia Elane Oliveira
  • Laudilene Antonia de Moura Pádua
  • Karla Beatriz Wolff Cruz
  • Juliana Andreia Christ Schizzi

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2669

Palavras-chave:

Ensino, Professor, Tecnologias

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo, mostrar as formas de aplicação dos professores de introduzir as Tecnologias Educacionais, indicando assim como é o dia-dia de um professor em sala de aula, visando às problemáticas, dificuldades e carência que o aluno e o professor passam. Buscando com professor e aluno novos métodos de ensino, mostrando e desenvolvendo atividades com significado, usufruir da criatividade do aluno, junto com ele tentar inserir um ensino livre, sem aulas tradicionais. Tendo como principal influência a Tecnologia no Ambiente Escolar. Quando o professor consegue despertar a curiosidade do aluno, ambos são capazes de reconstruir e descobrir um ensino mais livre, sem medo de errar, ter uma convivência sem o preconceito, para que o conhecimento não seja apenas momentâneo, mas que possa durar ao longo da vida. E a educação não pode ficar fora desta realidade, mas sim, deve utilizar esta ferramenta no processo de ensino aprendizagem fazendo com que as aulas se tornem mais interessantes e mais próximas da realidade vivenciada pelas crianças desta época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Jádia Elane Oliveira

    Graduação em Pedagogia pela Faculdade Integradas do Extremo Sul da Bahia. Graduada em Gestão Pública pela Unopar. Pós graduada em Políticas Públicas na Educação (FACEI) e administração escolar (SOEBRAS/PROMOVE). Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Laudilene Antonia de Moura Pádua

    Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás e Mestranda em Educação- Formação de Professores pela Universidade Internacional Del Atlantico-UNEATLANTICO (ESPANHA).

  • Karla Beatriz Wolff Cruz

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense. Pós graduada em Supervisão Escolar pela Uniplac. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Juliana Andreia Christ Schizzi

    Graduada em História – Universidade Unijui- Universidade Regional da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Pós Graduação em Educação Ambiental- "Lato sensu"- pela UFSM- Universidade Federal de Santa Maria. Pós Graduação em Mídias na Educação "Lato sensu" pela UFSM-Universidade Federal de Santa Maria . Pós- Graduação em Tecnologias Digitais aplicadas à educação- Lato sensu- ULBRA- Universidade Luterana do Brasil e mestranda em Educação – especialização formação de professores pela Unini- Mexico.

Referências

AUSUBEL, D. P. A Teoria da Aprendizagem Significativa, São Paulo 1908 á 2008;

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BARRETO, Raquel G., Globalização, mídia e escola: luzes no labirinto audiovisual. Revista Científica de Coumnicación y Educación, Comunicar, 22, páginas 21-26, 2004.

CUNHA, Maria Isabel. Conta-me Agora!: As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino - R. Fac Educ, São Paulo, v.23, n.1/2, jan./dez. 1997

FREIRE, Paulo Reglus Neves. O Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra, Ano IV, nº 9, Outubro, 1969, p. 123-132.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. Ed. - São Paulo, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo 1991

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. – 1. Ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2002.

______. Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1958 (1947)

POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. UFRGS. Porto Alegre. 2008.

SAVIANI, Dermeval. Concepção Pedagógica Tradicional. Disponível em:<http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_concepcao_pedagogica_tradicional.htm.>

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. – 6 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2003. 191p.

Downloads

Publicado

15/02/2023

Como Citar

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422669. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2669