O USO DA PLATAFORMA MOODLE PARA O E-LEARNING NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2674Palavras-chave:
E-learning, Moodle, Plataforma, Possibilidades, DesafiosResumo
Este trabalho discorre sobre a utilização da plataforma Moodle para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, com ênfase no e-learning, um modelo de ensino não presencial apoiado em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), trazendo uma reflexão acerca do uso prático do e-learning como alternativa ao ensino presencial, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que em consequência da pandemia da COVID-19, necessitou repensar as suas práticas educacionais, para que estas possibilitassem o treinamento em e-learning de todo o corpo docente da instituição. A plataforma Moodle está sendo utilizada com sua variedade de ferramentas para o desenvolvimento de práticas de ensino online, tanto de forma síncrona como assíncrona, as Atividades e Recursos do Moodle possibilitam aos professores uma nova forma de incorporar os recursos digitais no cotidiano acadêmico, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA UEA. O cunho bibliográfico desta pesquisa foi fundamentado com base nos autores: Lemos (2003), Soeltl (2002), Silva (2017), Sabbatini (2007), Giardino (2009), Coelho (2017), Almeida (2003). Considerações apontam para a importância da utilização da plataforma Moodle na construção de ambientes virtuais de aprendizagem, como o AVA UEA que passou a incorporar o e-learning em suas práticas educacionais frente aos novos desafios impostos por conta da pandemia, evidenciando que a partir do atual momento, EAD deixará de ser chamada de Educação a Distância para se tornar Educação com Aproximação Digital. Os próximos anos devem ser marcados por um crescimento do compartilhamento de conteúdo, especificamente em relação ao ensino online.
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Referências
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