O USO DA PLATAFORMA MOODLE PARA O E-LEARNING NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2674Palavras-chave:
E-learning, Moodle, Plataforma, Possibilidades, DesafiosResumo
Este trabalho discorre sobre a utilização da plataforma Moodle para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, com ênfase no e-learning, um modelo de ensino não presencial apoiado em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), trazendo uma reflexão acerca do uso prático do e-learning como alternativa ao ensino presencial, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que em consequência da pandemia da COVID-19, necessitou repensar as suas práticas educacionais, para que estas possibilitassem o treinamento em e-learning de todo o corpo docente da instituição. A plataforma Moodle está sendo utilizada com sua variedade de ferramentas para o desenvolvimento de práticas de ensino online, tanto de forma síncrona como assíncrona, as Atividades e Recursos do Moodle possibilitam aos professores uma nova forma de incorporar os recursos digitais no cotidiano acadêmico, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA UEA. O cunho bibliográfico desta pesquisa foi fundamentado com base nos autores: Lemos (2003), Soeltl (2002), Silva (2017), Sabbatini (2007), Giardino (2009), Coelho (2017), Almeida (2003). Considerações apontam para a importância da utilização da plataforma Moodle na construção de ambientes virtuais de aprendizagem, como o AVA UEA que passou a incorporar o e-learning em suas práticas educacionais frente aos novos desafios impostos por conta da pandemia, evidenciando que a partir do atual momento, EAD deixará de ser chamada de Educação a Distância para se tornar Educação com Aproximação Digital. Os próximos anos devem ser marcados por um crescimento do compartilhamento de conteúdo, especificamente em relação ao ensino online.
Downloads
Referências
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2003). Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200010&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso: 10 jul. 2020.
Coelho, Renato José da Silva. (2017). Interação e avaliação da ferramenta bigbluebutton para webconferência integrada à plataforma moodle. TCC. Graduação em Licenciatura em Computação. Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Disponível em: < http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/857 >. Acesso: 10. jul. 2020.
Giardino, Solange. 2009. Capacitação de professores e utilização do AVA Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2731>. Acesso: 10 jul. 2020.
Lemos, D. C. (2003). Educação Corporativa: Pesquisa de Soluções em e-learning e Modelos de Universidades Corporativas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <https://docplayer.com.br/4681200-Educacao-corporativa-pesquisa-de-solucoes-em-e-learning-e-modelos-de-universidades-corporativas.html>. Acesso: 10 jul. 2020.
Sabbatini, R. M. E. (2007). Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet: a Plataforma Moodle. São Paulo: Instituto EduMed. Disponível em: < https://docplayer.com.br/82299-Ambiente-de-ensino-e-aprendizagem-via-internet-a-plataforma-moodle.html >. Acesso: 10 jul. 2020.
Silva, Vamercia Batista da. (2017). Integração e avaliação da QoE da ferramenta OpenMeetins para webconferência na plataforma Moodle. TCC. Graduação em Licenciatura em Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Disponível em: <http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/860>. Acesso: 10. jul. 2020.
Soeltl, F. A. E-learning. In BOOG, Madalena; BOOG, Gustavo. (Org.). (2002). Manual de Gestão de Pessoas, Volume 2. São Paulo: Gente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.