O USO DA PLATAFORMA MOODLE PARA O E-LEARNING NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2674

Palavras-chave:

E-learning, Moodle, Plataforma, Possibilidades, Desafios

Resumo

Este trabalho discorre sobre a utilização da plataforma Moodle para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, com ênfase no e-learning, um modelo de ensino não presencial apoiado em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), trazendo uma reflexão acerca do uso prático do e-learning como alternativa ao ensino presencial, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que em consequência da  pandemia da COVID-19, necessitou repensar as suas práticas educacionais, para que estas possibilitassem o treinamento em e-learning de todo o corpo docente da instituição. A plataforma Moodle está sendo utilizada com sua variedade de ferramentas para o desenvolvimento de práticas de ensino online, tanto de forma síncrona como assíncrona, as Atividades e Recursos do Moodle possibilitam aos professores uma nova forma de incorporar os recursos digitais no cotidiano acadêmico, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA UEA. O cunho bibliográfico desta pesquisa foi fundamentado com base nos autores: Lemos (2003), Soeltl (2002), Silva (2017), Sabbatini (2007), Giardino (2009), Coelho (2017), Almeida (2003).  Considerações apontam para a importância da utilização da plataforma Moodle na construção de ambientes virtuais de aprendizagem, como o AVA UEA que passou a incorporar o e-learning em suas práticas educacionais frente aos novos desafios impostos por conta da pandemia, evidenciando que a partir do atual momento, EAD deixará de ser chamada de Educação a Distância para se tornar Educação com Aproximação Digital. Os próximos anos devem ser marcados por um crescimento do compartilhamento de conteúdo, especificamente em relação ao ensino online.

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Biografia do Autor

  • Dâmaris Alcinda Campos Pereira, Universidade do Estado do Amazonas

    Graduanda em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • João da Mata Libório Filho , Universidade do Estado do Amazonas

    Doutorando em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Referências

Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2003). Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200010&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso: 10 jul. 2020.

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Soeltl, F. A. E-learning. In BOOG, Madalena; BOOG, Gustavo. (Org.). (2002). Manual de Gestão de Pessoas, Volume 2. São Paulo: Gente.

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Publicado

04/02/2023

Como Citar

O USO DA PLATAFORMA MOODLE PARA O E-LEARNING NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422674. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2674