SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MODO DE SER E FAZER

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Barbara Rodrigues de Souza
  • Cacilda Pereira da Silva Alves
  • Edileusa Oliveira Nascimento da Lapa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2679

Palavras-chave:

Educação infantil, Escola, Ensino

Resumo

No presente trabalho elenca-se: analisar a importância de ser professor na educação infantil; relações interpessoais: professores e alunos; avaliar a importância do professor para os alunos da educação infantil; estabelecer e criar condições e espaços para que os professores desenvolvam um trabalho de qualidade; estabelecer e criar projetos que incentivem os docentes nos espaços escolares infantis. Defende-se que uma unidade escolar infantil na qual a constituição do ensino seja aplicada de forma democrática e reflexiva é o principal objetivo a ser atingido. Sendo assim, a importância do professor sobre o desenvolvimento proporcionado pelo aluno, identifica o modo que o próprio discente se torna agente do processo de aprendizagem, pensamento crítico de transformação, modificando e decidindo melhorias para a nossa a sociedade. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e caráter descritivo. Concluiu-se a importância de ser um professor inovador na educação infantil, de modo a garantir que o processo educativo aconteça com qualidade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Barbara Rodrigues de Souza

    Graduação em Física – Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Pós graduada em Docência do Ensino Superior – Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Gestão Escolar Integrada – Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (FAAC), Curso de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais – Instituto de Educação Colônia do Saber. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Cacilda Pereira da Silva Alves

    Técnica Contábil pelo Centro Educacional Santo Antônio das Queimadas – Queimadas Bahia. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC. Programa Especial de Formação Docente (PRODOCENTE) – Complementação pedagógica em Matemática e mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlantico – Espanha.

  • Edileusa Oliveira Nascimento da Lapa

    Licenciatura em Letras/ português e Inglês. Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. A educação infantil nos países do MERCOSUL: análise comparativa da legislação / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. -- Brasília: MEC/SEB, 2013.

FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Os movimentos possíveis e necessários pra que uma escola faça inclusão dos alunos com necessidades especiais. In: Jesus, D.M.; BAPTISTA, C.R.; VICTOR, S.C. (orgs). Pesquisa e Educação Especial; mapeando produções. Vitoria; Edufes, 2006, p. 139-154

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, P. Educação e mudança. 22 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. 2ª ed. São Paulo: Livros de Safra, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 1994.

PASCHOAL, Jaqueline D.; MACHADO, Maria C. G. A História da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line- Artigo, Campinas, n.33, p.78-95, mar. 2009 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/33/art05_33.pdf. Acesso em jan de 2023.

VYGOTSKY, L. Construção do Pensamento e da Linguagem. SP: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

15/02/2023

Como Citar

SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MODO DE SER E FAZER. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422679. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2679