SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MODO DE SER E FAZER
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2679Palavras-chave:
Educação infantil, Escola, EnsinoResumo
No presente trabalho elenca-se: analisar a importância de ser professor na educação infantil; relações interpessoais: professores e alunos; avaliar a importância do professor para os alunos da educação infantil; estabelecer e criar condições e espaços para que os professores desenvolvam um trabalho de qualidade; estabelecer e criar projetos que incentivem os docentes nos espaços escolares infantis. Defende-se que uma unidade escolar infantil na qual a constituição do ensino seja aplicada de forma democrática e reflexiva é o principal objetivo a ser atingido. Sendo assim, a importância do professor sobre o desenvolvimento proporcionado pelo aluno, identifica o modo que o próprio discente se torna agente do processo de aprendizagem, pensamento crítico de transformação, modificando e decidindo melhorias para a nossa a sociedade. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e caráter descritivo. Concluiu-se a importância de ser um professor inovador na educação infantil, de modo a garantir que o processo educativo aconteça com qualidade.
Downloads
Referências
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. A educação infantil nos países do MERCOSUL: análise comparativa da legislação / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. -- Brasília: MEC/SEB, 2013.
FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Os movimentos possíveis e necessários pra que uma escola faça inclusão dos alunos com necessidades especiais. In: Jesus, D.M.; BAPTISTA, C.R.; VICTOR, S.C. (orgs). Pesquisa e Educação Especial; mapeando produções. Vitoria; Edufes, 2006, p. 139-154
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Educação e mudança. 22 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. 2ª ed. São Paulo: Livros de Safra, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
PASCHOAL, Jaqueline D.; MACHADO, Maria C. G. A História da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line- Artigo, Campinas, n.33, p.78-95, mar. 2009 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/33/art05_33.pdf. Acesso em jan de 2023.
VYGOTSKY, L. Construção do Pensamento e da Linguagem. SP: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.