IDEALISMO NA FORMAÇÃO MÉDICA À LUZ DO PENSAMENTO DE HOWARD SAUL BECKER: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2693Palavras-chave:
Educação Médica; Interacionismo Simbólico; Humanização da Medicina; Sociologia da Educação Médica.Resumo
A educação médica, a nível global, até o Relatório Flexner, em 1910, não era regulamentada pelos conselhos de educação, podendo apresentar currículos diversos. Com o modelo flexneriano de graduação em Medicina, as disciplinas, os docentes e os conteúdos começam a ser apresentados para os acadêmicos, nos primeiros períodos do curso, ocasionando uma crise identitária, conforme observado por Becker et al., em sua pesquisa realizada na Universidade de Kansas, iniciada em 1955. Dessa forma, o presente trabalho objetivou fazer uma revisão de literatura sobre a temática da educação médica no Brasil em um diálogo com a análise do livro “Boys in the White: student culture in medical school” (1961). Os resultados identificaram que, após a Declaração de Edimburgo (DE), em 1988, foram-se observando as necessidades de se formarem egressos do ensino superior, em todo o mundo, com atenção voltada para as condições sociais, que no caso dos ensinamentos em saúde, consistem em determinantes do processo de saúde e doença. Para isso, foi necessário desenvolver um modelo distinto do proposto por Flexner.
Downloads
Referências
BECKER, H.S.; GEER, B.; HUGHES, E.C.; STRAUSS, A. Boys in white: student culture in medical school. Chicago: The University of Chicago Press. 1961.
BLUMER, H. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, C. D. Teoria da comunicação: textos básicos. São Paulo: Mosaico, 1980. 312 p.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/publicacaoLegislacaoAnotada/anexo/CF.pdf Acesso em 23 Jan de 2021.
BRASIL. Lei Orgânica de Saúde. 2a ed. Brasília, 1991. Disponível em: https://www.prattein.com.br/home/images/stories/Saude/Lei-org-saude.pdf Acesso em 02 Fev. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CES 3/2014 (2014). Diário Oficial da União, 2014. Brasília: Ministério da Saúde/ Ministério da Educação; 2014. Seção 1, pp. 8-11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/20138-ces-2014 Acesso em: 25 Jan. 2021.
ENNES, M.A. Interacionismo simbólico: contribuições para se pensar os processos identitários. Perspectivas, São Paulo, 43:3-81, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/5956/4859 Acesso em: 10 Jan. 2021.
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005. 208 p.
MENEZES, R.A. Entre normas e práticas: tomada de decisões no processo saúde/doença. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 21 [ 4 ]: 1429-1449, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312011000400014&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 10 Fev. 2021.
NUNES, E.D.; BARROS, N.F. Boys in white: um clássico da pesquisa qualitativa completa cinquenta anos. Hist. cienc. saude-Manguinhos. 21(4). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v21n4/0104-5970-hcsm-21-4-1179.pdf Acesso em: 29 Dez. 2020.
NUNES, E.D.; HENNINGTON, E.A.; BARROS, N.F.; MONTAGNER, M.A. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, 8(1):209-225, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015 Acesso em: 11 Fev. 2021.
RODRIGUES, V.M.R.; RODRIGUES, K.A.I. Formação médica humanizada: conexões interdisciplinares entre medicina, educação, direitos humanos e políticas sociais para estudo da ortotanásia. LSP – Interdisciplinary Scientific Journal. 1(4):83-98. 2017. Disponível em: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/307/176 Acesso em: 15 Fev. 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes & Formação profissional. 5. Ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2005. 325 p.
TEIXEIRA, L.A.S.; COUTO, M.O.C.; SANTOS, P.V.L. Ação afirmativa em uma escola médica no Brasil: perspectivas dos estudantes. 11(3): 129-137. 2018. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2670/3309 Acesso em: 12 Fev. 2021.
TENÓRIO, L.P ARGOLO, V.A. SÁ, H.P.; MELO, E.V.; COSTA, E.F.O. Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino. Revista Brasileira de Educação Médica. 40 (4) : 574-582; 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n4/1981-5271-rbem-40-4-0574.pdf Acesso em: 03 Jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM). Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2011 (atualizado em 2015). 172p. Disponível em:
http://www.uftm.edu.br/upload/ensino/PPC_Medicina_2011_atualizado_em_2015.pdf Acesso em: 12 Fev. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.