IDEALISMO NA FORMAÇÃO MÉDICA À LUZ DO PENSAMENTO DE HOWARD SAUL BECKER: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Caroline Silva de Araujo Lima FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Ramon Aragão Dutra Neto FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Maria Gabriela Teles de Moraes Centro Universitário Fametro
  • Gabriela Monteiro Oliveira Universidade Nilton Lins
  • Aline Manuelle da Silva Gonzaga Centro Universitário Fametro
  • Célio Igor Gomes Alencar Universidade Nilton Lins
  • Rafael Yuji Doami do Nascimento Universidade Nilton Lins
  • Márcia Farsura de Oliveira FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2693

Palavras-chave:

Educação Médica; Interacionismo Simbólico; Humanização da Medicina; Sociologia da Educação Médica.

Resumo

A educação médica, a nível global, até o Relatório Flexner, em 1910, não era regulamentada pelos conselhos de educação, podendo apresentar currículos diversos. Com o modelo flexneriano de graduação em Medicina, as disciplinas, os docentes e os conteúdos começam a ser apresentados para os acadêmicos, nos primeiros períodos do curso, ocasionando uma crise identitária, conforme observado por Becker et al., em sua pesquisa realizada na Universidade de Kansas, iniciada em 1955. Dessa forma, o presente trabalho objetivou fazer uma revisão de literatura sobre a temática da educação médica no Brasil em um diálogo com a análise do livro “Boys in the White: student culture in medical school” (1961). Os resultados identificaram que, após a Declaração de Edimburgo (DE), em 1988, foram-se observando as necessidades de se formarem egressos do ensino superior, em todo o mundo, com atenção voltada para as condições sociais, que no caso dos ensinamentos em saúde, consistem em determinantes do processo de saúde e doença. Para isso, foi necessário desenvolver um modelo distinto do proposto por Flexner. 

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Biografia do Autor

Caroline Silva de Araujo Lima, FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.

Ramon Aragão Dutra Neto, FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.

Maria Gabriela Teles de Moraes, Centro Universitário Fametro

Centro Universitário Fametro.

Gabriela Monteiro Oliveira, Universidade Nilton Lins

Universidade Nilton Lins.

Aline Manuelle da Silva Gonzaga , Centro Universitário Fametro

Centro Universitário Fametro.

Célio Igor Gomes Alencar, Universidade Nilton Lins

Universidade Nilton Lins.

Rafael Yuji Doami do Nascimento, Universidade Nilton Lins

Universidade Nilton Lins.

Márcia Farsura de Oliveira, FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.

Referências

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Publicado

02/02/2023

Como Citar

Silva de Araujo Lima, C., Aragão Dutra Neto, R. ., Maria Gabriela Teles de Moraes, Monteiro Oliveira, G. ., Silva Gonzaga , A. M. da ., Gomes Alencar, . C. I. ., … Farsura de Oliveira, M. . (2023). IDEALISMO NA FORMAÇÃO MÉDICA À LUZ DO PENSAMENTO DE HOWARD SAUL BECKER: REVISÃO DE LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422693. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2693