EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ACERCA DA INDUÇÃO DE GENOTOXICIDADE PROVOCADA PELA HIDROXIURÉIA EM PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.276Palavras-chave:
Anemia Falciforme, Genotoxidade, Anemia falciforme. Hidroxiuréia. Teste de micronúcleo.Resumo
A anemia falciforme (AF) é uma patologia crônica que possui fatores hereditários, descrita como autossômica recessiva, no qual as hemácias adquirem a forma de foice, uma condição mutagênica da proteína hemoglobina (Hb) encontrada na hemácia circulante no sangue e responsável pelo transporte de O2 e CO2. Analisar as evidências científicas acerca da indução de genotoxicidade provocada pela Hidroxiuréia (HU) em pacientes com doença falciforme. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, dos artigos disponíveis na íntegra, nos últimos 10 anos, dos idiomas português e inglês, com a estratégia de busca PICO. Os resultados obtidos, em populações com faixa etárias distintas, descrevem sendo possível uma instabilidade genômica que pode vir a possibilitar a mutação de células que posteriormente são denominadas carcinogênicas. O uso da HU, pode está causando alterações a nível hematológico e nas células de defesa, apresentando mielotoxicidade, induzindo a um processo de leucopenia e plaquetopenia de acordo com o tempo do uso do fármaco. De acordo com a análise comparativa dos estudos encontrados, pacientes com AF que fazem uso prolongado da HU, apresentam evidências de danos ao DNA.
Palavras-chave: Anemia falciforme. Hidroxiuréia. Teste de micronúcleo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.