EFEITO DO DESCONTO SOCIAL E PREÇO NO CONSUMO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2838Palavras-chave:
Sustentabilidade, Desconto social, Consumo sustentável, Análise do comportamentoResumo
O presente artigo tem como objetivo verificar o efeito do desconto social sob o consumo de produtos sustentáveis e não sustentáveis. Participaram deste estudo 40 universitários do curso de psicologia, e a coleta de dados foi realizada em três etapas com um intervalo de 20 dias entre elas. A atividade consistia em: 1) dividir uma quantia de R$1000,00 (mil reais) entre 8 pessoas de uma lista de 50 pessoas que criaram mentalmente. Essas pessoas eram de número 1, 3, 5, 9, 23, e 50; 2) os participantes tinham que escolher um presente entre um produto sustentável e outro não sustentável, era apresentada uma instrução sinalizando que o presente sustentável agride menos o meio ambiente. Foram utilizados perfume, vinho, celular, livro e camiseta como produtos; e 3) no terceiro questionário foi acrescentado o valor nos produtos, sendo o valor do produto sustentável 30% mais caro do que seu substituto não sustentável para os mesmos produtos e instrução do questionário 2. Os resultados demonstraram que à medida que pessoas se distanciam, menor será o valor dividido com ela, enquanto para a escolha dos produtos, a variável preço teve mais efeito sobre a escolha do que a característica sustentável. Pode-se concluir que, do ponto de vista da análise do comportamento, é necessária uma mudança nas práticas culturais e que produtos sustentáveis tenham preços semelhantes aos seus substitutos não sustentáveis.
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