CANDIDA AURIS: IMINÊNCIA DE UMA NOVA PANDEMIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.287

Palavras-chave:

Doenças Transmissíveis Emergentes; Resistência fúngica a múltiplos medicamentos; Epidemiologia.

Resumo

Candida auris foi descrita pela primeira vez no Japão e desde então surtos de infecção e colonização consideradas graves por C. auris foram relatados em diferentes países. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar, com informações atualizadas e relevantes da literatura, o potencial de emergência da levedura C.auris, bem como apresentar conhecimentos sobre os meios de resistência a medicamentos desse patógeno. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A emergência de estudar a C.auris caracteriza-se pela sua alta capacidade de resistência a medicamentos, contando com variados mecanismos e preferência por ambientes hospitalares, especialmente pacientes imunossuprimidos. O patógeno possui opções terapêuticas limitadas, podendo causar diversas infecções sendo elas em sua maioria graves, pois acontecem em conjunto com outras complicações adjacentes como a COVID-19.  C. auris apresenta alto potencial de ser protagonista de uma nova pandemia com característica de multirresistência e capacidade de altas taxas de mortalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ábila Gomes Chaves, Faculdade Estácio de Macapá

Acadêmica do Curso de Biomedicina da Faculdade Estácio de Macapá.

 

Vanessa Martins da Costa, Faculdade Estácio de Macapá

Acadêmica do curso de Biomedicina da Faculdade Estácio de Macapá.

Maysa de Vasconcelos Brito, Faculdade Estácio de Macapá

Doutora em Doenças Tropicais (UFPA), Mestre em Neurociências e Biologia Celular (UFPA), Bacharel em Biomedicina (UFPA), Docente da Faculdade Estácio de Macapá.

Downloads

Publicado

24/05/2021

Como Citar

Chaves, Ábila G., Costa, V. M. da, & de Vasconcelos Brito, M. (2021). CANDIDA AURIS: IMINÊNCIA DE UMA NOVA PANDEMIA?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24287. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.287