APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL: COMO ACONTECE A APRENDIZAGEM ?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2889

Palavras-chave:

Linguagem, Aprendizagem, Cultura

Resumo

A aprendizagem de uma nova língua estrangeira, agora sendo uma segunda linguagem estrangeira, oferecida no Novo Ensino Médio no Brasil, vem desde os primeiros métodos, da teoria behaviorista e o método de Skinner de condicionamento clássico, até o conceito de Chomsky. Atualmente, a proposta de aprendizagem CLIL é somar linguagens, que além de usar a mesma área do cérebro, é valorosa como conhecimento e se apoia na língua materna para aprender uma nova língua, pois inicia a partir do que o aluno sabe, do seu conhecimento empírico, para então somar conhecimentos linguísticos e, ao oportunizar ao aluno conhecer contextos culturais de uma segunda língua adicional, torna-se altamente enriquecedor. Neste contexto, nenhum espaço educacional deve se omitir de sua responsabilidade como promovedor da linguagem, tanto no âmbito educacional, quanto no âmbito social, e assim acontece nas cidades que possuem grandes comunidades de origem étnico alemã do Norte Catarinense, buscando elevar juntamente com todo o contexto escolar a aprendizagem dos alunos e preparando-os para uma vida social fora da escola, oferecendo uma educação que atenda às necessidades individuais e suas particularidades.

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Biografia do Autor

Adriana Milanez Suzigan

FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana.

Daniella Fernandes

Escola Básica Municipal Professor Artur Sichmann. Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Fisiologia do Exercício, em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar.

 

 

 

 

Referências

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Publicado

17/03/2023

Como Citar

Milanez Suzigan, A., & Fernandes, D. (2023). APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL: COMO ACONTECE A APRENDIZAGEM ?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432889. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2889