PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE AMBIENTE E SAÚDE ENVOLVENDO A TEMÁTICA ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.293Palavras-chave:
Educação ambiental, Responsabilidade Ambiental, Sequência DidáticaResumo
A educação ambiental (EA) deve ser trabalhada em todos os níveis da educação básica de maneira interdisciplinar, transversal e contextualizada. Porém, professores geralmente têm dificuldades em lidar com tal abordagem devido às características de sua própria formação, de maneira que materiais para auxílio ao docente neste tipo de trabalho são valiosos. De natureza qualitativa e participante, a pesquisa envolveu professores graduados em ciências biológicas, física, química e matemática, e teve como objetivo elaborar uma sequência didática (SD) como proposta didático-pedagógica lúdica em EA, abordando saúde e responsabilidade ambiental em torno de diferentes aspectos envolvendo a temática água, balizando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A SD foi estruturada com cinco etapas, que exploram diferentes recursos e atividades que visam a desenvolver o perfil crítico, reflexivo e atuante dos alunos, abordando questões como poluição, desperdício, tratamento da água, dengue, zika e chikungunya. Os docentes consideraram que a SD atendeu às suas expectativas, envolvendo assuntos relevantes do dia a dia, com etapas e objetivos claros e bem descritos, diversidade de recursos e ações lúdicas, sensibilização e foco no aluno multiplicador, de fácil aplicação por professores de diferentes áreas para uma educação ambiental transversal, contextualizada e crítica.
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