IDENTIDADE COM O SENTIMENTO DE GOSTAR: VERIFICAÇÃO DOCENTE DO ENSINAR A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2974Palavras-chave:
Matemática, Ensino, DocenteResumo
O presente artigo, resultante de dados finalizados de uma investigação a nível de doutorado, teve como objetivo analisar a identidade docente ao ensinar nos anos iniciais do ensino fundamental, onde buscou-se verificar a identidade docente com a matemática associado ao sentimento de gostar e, portanto, os desafios enfrentados com o lecionar a matemática sem ter afinidade em seu ofício. Por meio de um desenvolvimento descritivo na forma de uma pesquisa de levantamento do tipo não experimental e um enfoque quantitativo com corte transversal, foi utilizado como procedimento de coleta de dados o questionário fechado. A análise dos dados foi desenvolvida com aporte teórico de cinco eixos investigativos, tais como: Saber docente; Competências docentes; Aprendizagem significativa; Conflitos cognitivos e Identidade profissional docente. Os resultados revelaram que dentre os percentuais encontrados nosso público-alvo possui uma falta de identidade e gostar em seu fazer docente e práxis pedagógica e, assim, pensar na construção de uma educação mais identitária é refletir sobre sentimentos que fazem a diferença no motivar uma dinâmica de um ensinar mais significativo, prazeroso e com menos conflitos cognitivos, ponto fundamental para que o enlace entre seus saberes prévios e seus processos de formação fomentem numa caminhada para um ensinar da matemática com mais dedicação, sentimento e amor. Ao mesmo tempo, a pesquisa traz contribuições valiosas para pensarmos no ensino da matemática sem um processo de identidade ou gostar da área, suscitando uma reflexão do pensar o processo de ensino e de aprendizagem da matemática no lado discente.
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