O CONCUBINATO E O DIREITO DE SUCESSÃO DA(O) AMANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.298

Palavras-chave:

Relação de Concubinato, Direito da Sucessão;, Direito Civil;, Direito da Amante.

Resumo

O presente artigo evidenciou a discussão entorno das omissões legislativas quanto aos direitos da(o) amante e a sua não participação ao direito de suceder, apresentou assim a constante evolução da entidade familiar e a influencia da cultura conservadora que impede o devido desenvolvimento normativo afim de amparar àqueles que constituem relação de concubinato. A pesquisa mostrou os conhecimentos jurisprudenciais e os princípios basilares atuais acolhidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, onde se direcionou por intermédio do conhecimento doutrinário, evidenciou assim, os efeitos sucessórios provenientes das relações concubinárias. O projeto foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica com abordagem dedutiva, oportunizando a visão da literatura específica e aludindo as principais jurisprudências que cercam a temática. O trabalho oportunizou o conhecimento do conceito e da evolução histórica do concubinato no Brasil, certificou a incidência das famílias paralelas no ordenamento jurídico e o princípio monogâmico, e um parâmetro geral dos direitos que assistem aos concubinos extraídos das normas presentes no nosso ordenamento brasileiro. Assim, o presente trabalho vislumbra a importância da incidência legislativa no campo normativo que tange à criação de leis específicas, uma vez que os concubinos são pessoas detentoras de direitos e obrigações que em razão da relação constituída muitas vezes é privada de levantar patrimônio e de adquirir independência financeira. O presente trabalho, portanto, mostrou a realidade esmagadora vivenciada pelo (a) amante em conformidade com a evolução da entidade familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Gabriel Moura Alexandre, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmico do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Matheus Jordão Nascimento Silva

Acadêmico do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

Francisca Juliana Castello Branco Evaristo de Paiva

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Assessora Nível Superior I da Prefeitura Municipal de Teresina, junto à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social de Políticas Integradas - SEMCASPI e Diretora de Ensino da Escola Superior de Advocacia - ESAPI. 

Downloads

Publicado

30/05/2021

Como Citar

Alexandre, Ítalo G. M., Jordão Nascimento Silva, M. . . ., & Paiva , F. J. C. B. E. de. (2021). O CONCUBINATO E O DIREITO DE SUCESSÃO DA(O) AMANTE . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24298. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.298