CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM REBANHO BOVINO LEITEIRO NO MUNICÍPIO DE VITORINO FREIRE/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2996

Palavras-chave:

Agronegócio, Bovinocultura Leiteira, Higiênico-Sanitário, Leite, Qualidade

Resumo

A produção de leite no Brasil é considerada uma das principais atividades agropecuárias, que fornece alimento à população. Sua importância socioeconômica pode ser constatada pela posição que ocupa no agronegócio brasileiro, ou seja, é um dos principais setores de geração de renda nacional e arrecadação tributária. A exigência do aumento do padrão de qualidade na obtenção do leite e derivados foi crescente no Brasil, a partir dos anos 90, com o objetivo de ser nivelado aos padrões do Mercosul e à indústria de lácteos, além de, atender à demanda crescente dos consumidores por produtos de qualidade a custos compatíveis. O presente trabalho tem como objetivo traçar um perfil higiênico-sanitário de uma propriedade de bovinocultura leiteira, localizada no município de Vitorino Freire, no estado do Maranhão (MA). Por meio da aplicação dos checklists torna-se possível a investigação das condições higiênicas dos estabelecimentos produtores e/ou industrializadores de alimentos, permitindo comparar a realidade encontrada com as normas preconizadas pela legislação sanitária em vigor. Após a realização do diagnóstico na propriedade rural, foi possível constatar que, apesar da averiguação de algumas conformidades relacionadas aos fatores higiênico-sanitários analisados, ainda há espaço para implementação de melhorias, o que agregará, positivamente, na qualidade final do produto e na saúde pública do consumidor. Ações educacionais e um comprometimento mais efetivo dos serviços de inspeção também são importantes ferramentas a serem utilizadas como uma forma de auxiliar a melhora das condições produtivas e influenciar, positivamente, a qualidade do leite produzido e consumido no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Alves da Silva

Médico Veterinário e Pedagogo; Doutorando em Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal - Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Eunara Eugênia Lopes Lima

Universidade Federal do Piauí.

Marcelo Costa Rodrigues

Médico Veterinário; Mestre em Biociência Animal- Universidade Federal de Jataí – UFJ.

Ana Keyla Sousa de Araújo

Graduanda de Medicina Veterinária - Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Maria Mariana Pinheiro Borba

Graduanda de Medicina Veterinária - Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Débora Monteiro de Souza

Médica Veterinária - Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Alexandre Maslinkiewicz

Farmacêutico - Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Mariana Amorim Barbosa

Graduanda de Medicina - Universidade Católica de Brasília.

Guilherme Vieira Fagundes

Graduando de Administração - Instituto Federal do Espírito Santo.

Anderson Fernandes de Carvalho Farias

Bacharel em Enfermagem, Licenciatura em Biologia e Mestre em Medicina Estética - Esneca Business School - Espanha.

Referências

ANVISA. Resolução RDC 275, de 21 de outubro de 2002. Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. 2002. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2002.

BALBINOT, A. Levantamento das adequações necessárias para o registro de leite pasteurizado integral em um laticínio do Extremo Oeste Catarinense. 2019.

BELOTI, V. et al. Impacto da implantação de boas práticas de higiene na ordenha sobre a qualidade microbiológica e físico-química do leite cru refrigerado. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. 2012.

BITTARELLO, C. C. Aspectos sócios econômicos e sanitários em propriedades rurais da mesorregião Sudoeste do Paraná: atendimento da Instrução Normativa nº 62/2011. 2015.

CNM. Municípios. Dados Gerais. Confederação Nacional dos Municípios. Disponível em: < https://www.cnm.org.br/municipios/registros/todos/todos >. Acesso em: 25 de fev. 2021.

FROEDER, E. Qualidade microbiológica e físico-química do leite cru da Bacia leiteira de Vicosa, Minas Gerais [Brasil]. 1985.

IBGE. Censo 2010. Gov.br. 2010. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/ >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

MAPA. Instrução Normativa 51, de 18 de setembro de 2002. Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do Leite Cru Refrigerado e o Regulamento Técnico da Coleta de Leite Cru Refrigerado e seu Transporte a Granel. 2002. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 01, n. 13, 2002.

MAPA. Instrução Normativa 62, de 29 de dezembro de 2011. Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite Pasteurizado e do Leite Cru Refrigerado e o Regulamento Técnico da Coleta de Leite Cru Refrigerado e seu Transporte a Granel. 2011. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2011.

MAPA. Instrução Normativa 76, de 26 de novembro de 2018. Regulamento técnico de identidade e qualidade de leite cru refrigerado. 2018. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 01, n. 09, 2018.

MAPA. Instrução Normativa 77, de 26 de novembro de 2018. Critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial. 2018. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 01, n. 10, 2018.

NETO, O. J. O. et al. Diagnóstico organizacional de uma propriedade rural especializada em cria de bovinos de corte no estado do Tocantins-Brasil. Revista Gestão, Inovação e Negócios. 2013.

PIRES, A. C. S. et al. Condições higiênicas de fatiadores de frios avaliadas por ATP-bioluminescência e contagem microbiana: sugestão de higienização conforme RDC 275 da ANVISA. Alimentos e Nutrição Araraquara. 2009.

RAUPP, L. et al. Condições sanitárias entre domicílios indígenas e não indígenas no Brasil de acordo com os Censos nacionais de 2000 e 2010. Ciência & Saúde Coletiva. 2020.

SÁ, O. R. Avaliação da qualidade higiênico-sanitária do leite cru refrigerado produzido em propriedades leiteiras do município de Passos e região. Ciência et Praxis. 2011.

SILVA, D. P. et al. Resíduos de antibiótico em leite: prevalência, danos à saúde e prejuízos na indústria de laticínios. Evidência-Ciência e Biotecnologia. 2013.

THAMER, K. G.; PENNA, A. L. B. Caracterização de bebidas lácteas funcionais fermentadas por probióticos e acrescidas de prebiótico. Food Science and Technology. 2006.

Downloads

Publicado

07/04/2023

Como Citar

Alves da Silva, I., Lopes Lima, E. E., Costa Rodrigues, M., Sousa de Araújo, A. K., Pinheiro Borba, M. M., Monteiro de Souza, D., … Fernandes de Carvalho Farias, A. (2023). CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM REBANHO BOVINO LEITEIRO NO MUNICÍPIO DE VITORINO FREIRE/MA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e442996. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2996