HISTÓRIA E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3001

Palavras-chave:

Ensino de História, Currículo, Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre o ensino de História e o lugar da história no currículo escolar. A relação de currículo e conteúdo permeiam a produção desta obra, assim como a reflexão sobre educação e discussão acerca do papel social do professor que remonta a importância que o docente possui nos espaços educacionais, mas também da comunidade que cerca a escola, tornando-o agente transformador da comunidade em que se insere. O uso de algumas metodologias digitais fomentou a criação do material didático desenvolvido para esta obra, onde se buscou construir um ambiente de significado com a realidade dos discentes, de forma que eles se possam se tornar protagonistas neste processo de ensino.

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Biografia do Autor

Antônio Alexandre Soares da Silva

Mestrando em Ciências da Educação pela Educaler University. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ. Graduado em Pedagogia (UVA) e em História (UECE). Prefeitura Municipal de Caucaia - Professor.

Eduardo Cipriano Carneiro

Mestrando em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FUNIP) e em Educação Física Escolar (UECE). Graduado em Pedagogia (UBC), Educação Física (UNIGRANDE) e em Letras-Português (UFC).

Elisângela Valente Chagas

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FUNIP) e em Psicopedagogia (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Prefeitura Municipal de Caucaia - Professora.

 

Francisca Renata Ventura Tenório

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Especialista em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (FUNIP) e em Educação Profissional Integrada (IFCE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Instituto Federal do Ceará - Professora.

 

Ismael Alves da Silva

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP. Graduado em Pedagogia (UNIATENEU) e em Letras-Português (UFC). Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante - Professor.

 

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Publicado

11/04/2023

Como Citar

Silva, A. A. S. da, Carneiro, E. C., Chagas, E. V., Tenório, F. R. V., & Silva, I. A. da. (2023). HISTÓRIA E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443001. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3001