ESTRESSE OCUPACIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UTILIZANDO O MODELO DEMANDA-CONTROLE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.303Palavras-chave:
Estresse ocupacional, Rotatividade de pessoal, Saúde do trabalhadorResumo
O estresse ocupacional é um fator que é discutido dentro das organizações devido ao impacto na saúde dos trabalhadores. Conhecer as características laborais que acarretam em fatores estressores nas instituições públicas é importante para que se promova a qualidade de vida no trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar o estresse laboral utilizando como ferramenta a versão resumida da “job stress scale” concatenando aos aspectos sociodemográficos, comportamentais e laborais. Os indivíduos que compuseram a amostra foram 211 servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionário. A análise dos dados foi realizada utilizando estatísticas descritiva e inferencial com análises univariadas e multivariadas. Os resultados obtidos mostraram que 34,6% dos respondentes se enquadraram em Trabalho Passivo e 30,8% em Alto Desgaste. Foi possível identificar os fatores previsores dos quadrantes demanda-controle com resultado significativo no quadrante trabalho passivo para os cargos aux./assistente administração e intenção de rotatividade com razão de chances (OR) 3,767 e 6,482 respectivamente e para o quadrante alto desgaste os cargos aux./assistente administração com OR 4,143 e intenção de rotatividade com OR 4,084. O estudo recomenda possíveis intervenções para os cargos auxiliar/assistente administração assim como indica que devem ser feitos novos estudos para identificar as causas do alto índice de intenção de rotatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.