A ATUAÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Silvania Maria Roque
  • Grazieli Pakulsky Leimann
  • Ellen Cristina Boaratti Santiago
  • Celiney Tavares Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3035

Palavras-chave:

Ensino, Escola, Designer instrucional

Resumo

O presente artigo discorre sobre a aprendizagem autodirigida, buscando associar a parte prática, abordando suas vantagens, assim como suas desvantagens e a ligação com o processo de ensino aprendizagem de forma mais dinâmica e enriquecedora, que por sua vez, trata-se de um processo educacional avaliativo que busca identificar as habilidades e as dificuldades de cada alunado em sua especificidade. Sendo assim, o design instrucional é fundamental para aprendizagem no ambiente virtual, é ele quem garante que as informações necessárias cheguem até o estudante de forma clara, objetiva e de fácil entendimento, conforme as necessidades dos estudantes, promovendo o seu processo de ensino aprendizagem, trazendo inovações. Desta forma,  deve-se considerar a organização, avaliação e análise. Assim, é questionado: como a aprendizagem autodirigida pode contribuir juntamente com o design instrucional para o desenvolvimento educacional dos alunos com a utilização das tecnologias digitais. Como metodologia para construção do artigo, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, internet, revistas, artigos e livros de grande relevância para construção do  estudo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Grazieli Pakulsky Leimann

Graduação em Letras. Pós graduada em Metodologia da Língua Espanhola e Língua Inglesa, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa e Educação Infantil - Anos Iniciais e Psicopedagogia. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Ellen Cristina Boaratti Santiago

Graduação em Direito pela Faculdades Integradas de Guarulhos. Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Nove de Julho. Pós graduada em Aspectos Psicobiológicos da Saúde do Trabalhador na Área de Transportes (UNIFESP), Engenharia de Segurança do Trabalho (UNINOVE) e Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (UNIVESP). Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Celiney Tavares Santos

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Licenciatura em História - Faculdades de Ciências da Bahia, especialista em Psicopedagogia Organizacional e especialista Gestão da Administração em Educação. Professora do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI e mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha. 

Referências

Alves, R. L; Barrére, E. Geometria Fractal em Sala de Aula: Uma Revisão Sistemática Envolvendo a Taxonomia de Bloom. Revista Do Programa De PósGraduação Em Educação Matemática Da Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul (UFMS). Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS – v. 14, n. 36 – Ano 202

Costa, D.; Tani. Z. R. (2023). Importância do Design Instrucional para os Projetos. [e‐ book] Flórida: Must University.

Bloom, B. S. (1944). Major problems in educational measurement. Some 139-142.

Ferraz, A. P. D. C. M., & Belhot, R. V. (2010).: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, 17, 421-431.

Downloads

Publicado

17/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Maria Roque, S., Pakulsky Leimann, G., Cristina Boaratti Santiago, E., & Tavares Santos, C. (2023). A ATUAÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443035. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3035