FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, CULTURA E DESEMPENHO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Joelden Roberto Alves da Rocha
  • Sonia Lopes dos Santos
  • Elizabete Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3042

Palavras-chave:

Professores, Ensino, Currículo

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a importância de se analisar o impacto do currículo, cultura e desempenho na formação de professores. Em termos de ensino, as políticas parecem ter influenciado a criação de novos interesses e valores. Este é o resultado do desenvolvimento do que se chama de cultura da performance. É nesse processo que o desempenho passa a ser o ponto central da ação no estado avaliativo, e a subjetividade docente vai se formando. Assim, novos aspectos da relação entre os profissionais docentes, seu trabalho e suas identidades profissionais vão se configurando em uma cultura performativa.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Joelden Roberto Alves da Rocha

Graduado em Administração pela UFPA. Licenciado em Pedagogia pela Uniasselvi. Pós graduado em Cidades e Administração Pública – UNINTER e Ouvidoria Pública - OEI / CGU. Mestrando em Educação Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Sonia Lopes dos Santos

Graduada em Letras. Pós graduada em Formação de Educadores em Educação e Desenvolvimento Rural, Educação, Diversidade e Cultural Indígena e Ética, Educação e Direitos Humanos. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Elizabete Rodrigues da Silva

Graduada em Letras - Português, Espanhol e suas Respectivas Literaturas. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional, Educação Inclusiva. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

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Publicado

17/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Roberto Alves da Rocha, J., Lopes dos Santos, S., & Rodrigues da Silva, E. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, CULTURA E DESEMPENHO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443042. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3042