BIG DATA E SEU SIGNIFICADO PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • Jussara Goes da Silva
  • Cacilda Pereira da Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3048

Palavras-chave:

Big Data, Educação, Ensino

Resumo

As TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação, atualmente, passaram a ser vastamente aproveitadas como padrão de plataformas de base ao tão discutido e necessário método de ensino e de aprendizagem. Neste panorama, sabe-se que uma vasta quantidade de dados acerca deste método pode ser produzida de forma automática, como também armazenada para fins de estudos e análise. Tendo em vista que tais dados podem ser vistos como sendo de grande volume, um método que nasce como adequado para análise de dados é a denominada Big Data, especialmente quando voltada para o meio educacional. Neste estudo, apresenta-se o conceito de Big Data, dando-se destaque em seu aproveitamento nos métodos de ensino e de aprendizagem, sendo, para tanto, apresentados tanto os seus benefícios, quanto seus usos atuais e ainda os desafios que envolvem a sua prática no panorama educacional. Desta forma, busca-se anunciar uma tendência que torna possível principiar futuras altercações acerca do aproveitamento da técnica da Big Data como base ao avanço do método de ensino e de aprendizagem no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Jussara Goes da Silva

Graduação em Letras Português/Inglês, na Faculdade de Formação de Professores de Penedo (FFPP) AL. Especialização em Didático do Ensino Superior. Mestranda em Educação-Especialização TICs na Educação na Universidade Internacional Iberoamericana - Unini México (UNINI - MX).

Cacilda Pereira da Silva Alves

Técnica Contábil pelo Centro Educacional Santo Antônio das Queimadas – Queimadas Bahia. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC. Programa Especial de Formação Docente (PRODOCENTE) – Complementação pedagógica em Matemática e mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlantico – Espanha.

Referências

ARNOLD, K. E., PISTILLI, M. D. Course Signals at Purdue: Using Learning Analytics to Increase Student Success. Proceedings of the 2nd International Conference on Learning Analytics and Knowledge, Vancouver, Canada, 212.

BRIGGS, S. Big Data in Education: Big Potential or Big Mistake? 2014. Disponível em: http://www.opencolleges.edu.au/informed/features/big-data-big-potential-or-bigmistake. Último acesso: janeiro de 2023.

COLLINS, E.D. Preliminary summary: a study of Augmented Online Learning Environments. San Jose. 2013. Disponível em: http://www.sjsu.edu/chemistry/People/Faculty/Collins_Research_Page/AOLE Report -September 10 2013 final.pdf. Último acesso: janeiro de 2023.

FAUS, M. Big Data at Khan Academy. 2014. Blog. Disponível em: http://mattfaus.com/2013/10/big-data-at-khan-academy. Último acesso: janeiro de 2023.

CBIE, Congresso Brasileiro De Informática Na Educação, 3. Dourados, 2014. O Conceito do Big Data na Educação. Dourados: Wie, 2014. 9 p. Disponível em: . Acesso em: 1 de març. de 2023.

FIGUEIREDO, Josiel Maimone de et al. Banco de Dados NoSQL: Conceitos, Ferramentas, Linguagens e Estudos de Casos no Contexto de Big Data. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 27., 2012, São Paulo. Simpósio. São Paulo: Web Media, 2012.

MANYIKA, J; CHUI, M; Brown, BUGHIN, J; DOBBS, R; ROXBURGH, A; BUERS, A. Big data: The Next Frontier for Innovation, Competition, and Productivity. McKinsey Global Institute. 2011. Disponível em http://www.mckinsey.com/Insights/MGI/Research/Technology_and_Innovation/Big_ data_The_next_frontier_for_innovation. Último acesso: janeiro de 2023.

SOARES, L. The Rise of Big Data. EDUCAUSE Review, vol. 47, no. 3. Disponível em http://www.educause.edu/ero/article/rise-big-data. Último acesso: janeiro de 2023.

SCHLEICHER, A. Big data and PISA. Disponível em http://www.huffingtonpost.com/andreas-schleicher/big-dataandpisa_b_3633558.html. Último acesso: janeiro de 2023.

US, Department of Education. Enhancing Teaching and Learning Through Educational Data Mining and Learning Analytics: An Issue Brief, Washington, D.C. 2012. Disponível em http://www.ed.gov/edblogs/technology/files/2012/03/edm-labrief.pdf. Último acesso: janeiro de 2023.

Downloads

Publicado

17/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Roque, S. M., Goes da Silva, J., & Pereira da Silva Alves, C. (2023). BIG DATA E SEU SIGNIFICADO PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443048. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3048