AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • Sigla Santos Dias
  • Sandramar Valentim Andrades Elia

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3051

Palavras-chave:

Tecnologias, Informação, Ensino

Resumo

Atualmente, a sociedade passa por um processo contínuo de globalização, principalmente com uma população jovem, o que acarreta avanços tecnológicos, principalmente aqueles relacionados à informação e comunicação. Nesse sentido, o que nos motiva a estudar esse tema é a necessidade de aprofundar o entendimento sobre a importância de integrar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) ao processo de ensino. É claro que as TICs tornam as salas de aula mais envolventes e os alunos têm a oportunidade de acumular conhecimento de forma autônoma e significativa. Nesse sentido, os grandes desafios da sociedade moderna exigem de todos nós uma reflexão sobre a educação contemporânea, que permite a modificação dos atuais métodos de ensino para proporcionar interações diversificadas para as novas gerações com diferentes formas de ensinar, aprender e agir, e, assim, têm a cultura popular modernista e os métodos de ensino em torno dela. Portanto, diante das pesquisas e leituras feitas durante esse processo, percebe-se que as TICs fornecem acesso rápido a informações atualizadas por meio de mecanismos de busca automatizada, sugerindo que elas realmente contribuam para o processo de ensino para a docência nas escolas. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar as contribuições das tecnologias da informação e comunicação para a formação docente.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Sigla Santos Dias

Graduada em Pedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú - (UVA). Letras Português/Espanhol - Universidade Tiradentes. Pós Graduação em Formação Socioeconômica do Brasil - Universidade Salgado Filho e mestranda em Educação Especialização em TICs pela UNIB – Porto Rico.

Sandramar Valentim Andrades Elia

Graduada em Pedagogia e História pela Uniasselvi e pós graduada em Gestão Escolar e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

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Publicado

24/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Maria Roque, S., Santos Dias, S., & Valentim Andrades Elia, S. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443051. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3051