AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Patrícia Oliveira Danguí
  • Daisa Agostinho dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3066

Palavras-chave:

Novas tecnologias , Informação, Escola

Resumo

Em todo o mundo vive-se em constante evolução tecnológica, isso se deve principalmente à globalização, desta maneira, um professor precisa estar sempre em aprimoramento, o que torna relevante o uso das tecnologias em sua formação continuada. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi compreender importância das novas tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. A metodologia secionada foi a revisão de literatura, onde a busca foi realizada utilizando a base de dados eletrônica: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e Google acadêmico. Como resultados, observou-se que existe a necessidade de pesquisar acerca dos conhecimentos dos professores, visto que se vive em um mundo de rápidas transformações proporcionadas pela comunicação instantânea. Concluiu-se que as TICs fazem total diferença no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos, lembrando que as TIC tornam as aulas mais atrativas e dinâmicas, oportunizando uma melhor absorção dos conteúdos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Patrícia Oliveira Danguí

Graduada em Pedagogia / Universidade Paranaense – Unipar. Pós Graduada em Psicopedagogia: Clínica e Institucional / Faculdade de Tecnologia Alfa de Umuarama – ALFA e Neuropsicopedagogia e Educação Especial / Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – FAESI. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Daisa Agostinho dos Santos

Graduada em zootecnia Bacharel pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), Biologia licenciatura pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e Pedagogia licenciatura pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Especialização em Educação no Campo e Psicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

Almeida Junior, R. M. (2013) O ensino a distância e as novas tecnologias. Revista Primus Vitam, n. 5, p. 1-30

Arantes, V. (Org.). (2011) Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus.

Belloni, M. L. (2012) O que é mídia-educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados

Cerutti, E. L.; Nora, M. D. (2017) Reflexões sobre a Cibercultura no ensino superior: um olhar sobre os cursos de licenciatura. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 9, n. 18, p. 32–46, jul./set. 2017

Damasceno, T. S., Cardoso, D. M., Costa, L. T. T. (2018). Uso das tecnologias de informação e comunicação e dinâmicas do trabalho DOCENTE. Vivência: Revista de Antropologia, 1(51).

Faria, A.; Faria, P. M.; Ramos, M. A. (2013) Formação e desenvolvimento profissional docente em rede: entre o presencial e o online. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 2, p. 393-417, jul./dez.

Kenski, V. M. (2015) Educação e internet no Brasil. Cad. Adenauer, Rio de Janeiro, v.16, n.3, p. 133-150.

Kenski, V. M. (2017) Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2017. 141 p. (Coleção Papirus Educação).

Kenski, V.M. (2012) Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus.

Libâneo, J. C. (2021) in As Tic e as Teorias da Aprendizagem, p. 52, 2021, Funiber.

Moran, J. (2019). A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Editora: Papirus Editora.

Siemens, G. (2021) As Tic na Educação e nas Teorias da Aprendizagem, p. 66, Barcelona, Espanha.

Downloads

Publicado

24/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Oliveira Danguí, P., & Agostinho dos Santos, D. (2023). AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443066. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3066