ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PÓS-ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3079

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio, Licenciatura, Ensino presencial

Resumo

O estágio supervisionado obrigatório tem a finalidade de inserir o profissional em formação no âmbito de atuação, possibilitando o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências essenciais para analisar, refletir e intervir no cenário profissional. O estágio supervisionado geralmente é dividido em três níveis: I (observação), II (auxílio) e III (regência). A pandemia provocada pela disseminação do coronavírus 2019 afetou negativamente vários setores sociais, como a educação, em que várias instituições migraram para o ensino remoto, a fim de promover a continuidade do ensino. Contudo, pouco se sabe quais os impactos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, sendo mais bem evidenciados no pós-ensino remoto. Sendo assim, o objetivo foi relatar e descrever as experiências obtidas e vivenciadas a partir do estágio supervisionado III em ensino de Ciências Biológicas. Metodologicamente, trata-se de um relato das experiências obtidas e presenciadas durante a realização do estágio em uma escola pública de ensino médio em que havia retomado as atividades presenciais após o ensino remoto, sendo localizada em um dos municípios do estado da Paraíba (Brasil). Referentes às atividades realizadas no estágio, estas foram observação, planejamento e execução de aulas teóricas e/ou práticas. Além disso, por meio do estágio, foram observados alguns obstáculos potencializados pelo ensino remoto, como a dificuldade de interação entre os estagiários com os alunos, bem como pelo desvio do foco da aula para o celular por parte de alguns alunos. Diante disso, julga-se que, a realização do estágio contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores em formação.

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Biografia do Autor

Diogo Leonardo Santos Silva

Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde.

Luciana Kelly de Sousa Silva

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande.

Joana Larissa Vicente da Silva

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande.

Suzy Nunes Crispim

Professora da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB).

Márcio Frazão Chaves

Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

Lilian Arruda Ribeiro

Doutorada em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

26/04/2023

Como Citar

Santos Silva, D. L., de Sousa Silva, L. K., Vicente da Silva, J. L., Nunes Crispim, S., Frazão Chaves, M., & Arruda Ribeiro, L. (2023). ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PÓS-ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443079. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3079