UMA PROPOSTA DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM SITUAÇÕES DE BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3131

Palavras-chave:

Bullying, Habilidades sociais, Treinamento de habilidades sociais

Resumo

Este estudo descreve uma proposta de treinamento de algumas habilidades sociais específicas para evitar e/ou controlar as situações de bullying no contexto escolar. A proposta foi elaborada a partir da análise dos principais comportamentos que as pessoas envolvidas no bullying apresentam, segundo a literatura científica. Estudos mostram que o treinamento das habilidades sociais é eficaz em diversos contextos de interação social e, no caso do bullying, existe grande possibilidade de se obter a mesma eficácia, principalmente ao treinar habilidades assertivas e empáticas. O ambiente escolar é propício para o treinamento de tais habilidades. Assim, é importante que outras pesquisas sejam desenvolvidas para testar empiricamente a eficácia de treinamentos em habilidades sociais como forma de prevenção e controle de comportamentos agressivos em crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Mateus Lopes de Carvalho

Graduado em Psicologia (PUC Minas); Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva (PUC Minas); Mestre em Psicologia (UFSJ); Psicólogo clínico e professor no departamento de psicologia da faculdade Anhanguera (Kroton).

Camila Luiza de Bessas

Graduada em Psicologia (PUC MINAS); Especialista em Neuroaprendizagem (UNOPAR); Psicóloga clínica.

Adriana Guimarães Rodrigues

Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Professora no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

18/05/2023

Como Citar

Carvalho, M. L. de, Bessas, C. L. de, & Rodrigues, A. G. (2023). UMA PROPOSTA DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM SITUAÇÕES DE BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453131. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3131