GESTÃO EDUCACIONAL, A ALMA DA ESCOLA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3152

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico; Gestão Educacional; Instituição Escolar.

Resumo

O Projeto Político Pedagógico, sendo um documento específico que reflete as realidades diversas da escola, desde sua estrutura física, currículo flexível, metodologias de ensino, protagonismo do processo educativo do aluno, segue com as necessidades e especificidades decorrentes de sua comunidade. A instituição escolar é fundamental para a sociedade, com a função de formar o cidadão para a vida pessoal e social; com isso a gestão educacional democrática, participativa e estratégica é essencial na unidade escolar, pois implica em organização e melhoramentos contínuos dos processos de ensino-aprendizagem com a inovação das práticas pedagógicas. A proposta teórica, filosófica e metodológica do Novo Ensino Médio é o de facilitar o acesso ao conhecimento e ao saber, promovendo o desenvolvimento de seus alunos, com os novos componentes eletivos oferecidos pela instituição educacional conforme a comunidade em que está inserida, a fim de tornar a aprendizagem mais atraente para os jovens, atender às expectativas e interesses da geração atual e somar o componente eletivo Projeto de Vida para orientá-los no futuro mercado laboral.

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Biografia do Autor

Adriana Milanez Suzigan

FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana.

Rosana Adélia Gomes

Bacharel em Administração, com especialização em Administração, Marketing e Relações Internacionais. Professora de ensino superior nas áreas de Administração, Engenharia de Produção, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Orientadora de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso e Avaliadora de Banca. Tutora presencial no curso de Administração Pública, EAD pela UFSC. Professora em cursos técnicos profissionalizantes de Administração e Logística.

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Publicado

25/05/2023

Como Citar

Milanez Suzigan, A., & Gomes, R. A. (2023). GESTÃO EDUCACIONAL, A ALMA DA ESCOLA?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453152. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3152