EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3219

Palavras-chave:

Educação Empreendedora; Competências do Profesor; Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um programa de Ensino de Ciências, envolvendo os temas empreendedorismo e as competências do professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental. Investigou-se como a educação empreendedora é definida por pesquisadores da área de ensino de Ciências e se a competência empreendedora está contemplada nos documentos oficiais (BNCC, BNC-Formação) como uma das competências do professor de Ciências para o século XXI. Neste artigo abordamos somente a segunda parte da questão de investigação. Acredita-se que a competência empreendedora, assim como outras, precisa ser considerada na formação e na prática docente, o que justifica esta pesquisa, cujo objetivo geral foi situar, a partir de documentos oficiais, quais competências do estudante e do professor têm relação com a competência empreendedora, com vistas a contribuir para a formação e a prática docente de professores de Ciências para o século XXI. Os resultados mostram que existe uma correspondência entre as competências gerais da BNCC e as competências do professor propostas na BNC-Formação. Quanto a competência empreendedora, identificamos vários indicadores da sua presença, tanto na BNCC quanto na BNC-Formação, indicando caminhos para uma educação empreendedora.

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Biografia do Autor

Carlos Magno Toledo

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Sao Judas Tadeu. Especialização (Lato Sensu) em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Cruzeiro do Sul e Especialização (Lato Sensu) em Comércio Exterior e Economia Internacional pela Universitat de Barcelona / Espanha. Docente na área de Comércio Exterior e Relações Internacionais.

Maria Delourdes Maciel

Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular I - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul. Docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. 

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Publicado

27/05/2023

Como Citar

Toledo, C. M., & Maciel, M. D. (2023). EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453219. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3219