ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS PRESIDENCIÁVEIS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE SOB A ÓTICA DAS ELEIÇÕES DE 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3237

Palavras-chave:

Redes e Mídias Sociais On-line, Engajamento, Eleições Presidenciais

Resumo

Com a evolução tecnológica, novas formas de obtenção e compartilhamento de informações têm sido possibilitadas, principalmente por meio da comunicação digital. As redes sociais on-line, por exemplo, são ferramentas presentes em grande parte das relações humanas, abrangendo diferentes áreas com uso da comunicação. Nesse contexto, o engajamento nas redes digitais tornou-se um indicativo relevante na compreensão do impacto ao público, visto que os perfis dos usuários são personalizados de acordo com similaridades de pensamentos, podendo influenciar em pontos ideológicos e/ou políticos. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise do engajamento das páginas dos presidenciáveis nas redes digitais e comparar aos resultados das eleições de 2022. Como principal resultado, percebe-se que o engajamento dos presidenciáveis nas redes digitais não está associado aos resultados das eleições 2022. Contudo, no cenário político, a análise do engajamento ainda precisa ser moldada para além da pesquisa quantitativa. É necessário analisar o teor das interações dos possíveis aliados e também de não eleitores, bem como uma série de outras questões qualitativas, a fim de que a análise seja realizada de maneira mais minuciosa e assertiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waleska Davino Lima

Bacharelanda em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Educacional Penedo.

André Almeida Silva

Docente da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Educacional Penedo. Mestre em Informática pelo Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe.

Gustavo Henrique Ferreira de Miranda Oliveira

Docente da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Educacional Penedo. Doutor e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ALEXANDRINI, Fábio et al. Prefeitura virtual: a internet a serviço da comunidade. Gestão & Regionalidade, v. 22, n. 65, 2006.

ALMEIDA SILVA, André; DA SILVA, Gabriel Francisco. Análise da presença digital das indicações geográficas nordestinas nas redes sociais on-line. Revista Estudo & Debate, v. 29, n. 4, p. 21-34, 2022.

ALMEIDA, Marcos Inácio Severo de et al. Quem lidera sua opinião? Influência dos formadores de opinião digitais no engajamento. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, p. 115-137, 2018.

ANTOUN, Henrique. Web 2.0 e o Futuro da Sociedade Cibercultural. Lugar Comum–Estudos de Mídia, Cultura e Democracia, v. 14, n. 27, p. 235-245, 2009.

ARAUJO, Ronaldo Ferreira. Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook. Informação & Sociedade, v. 28, n. 1, 2018.

BARROSO, Luís Roberto. A Democracia sob pressão: o que está acontecendo no mundo e no Brasil. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, n. 1, p. 33-56, 2022.

BOLSONARO, Jair. @jairmessiasbolsonaro. Postagens realizadas de 16 de agosto de 2022 a 29 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/jairmessiasbolsonaro/. Acesso em: 18 março 2023 à 19 de março 2023.

BRADLEY, A. J.; MCDONALD, M. P. Mídias sociais na organização: como liderar implementando mídias sociais e maximizar os valores de seus clientes e funcionários. São Paulo: MBooks, 2013.

CALDER, B. J.; MALTHOUSE, E. C.; MASLOWSKA, E. Brand marketing, big data and social innovation as future research directions for engagement. Journal of Marketing Management, 32(5/6), 579-585, 2016.

CARDOSO, Ana Paula de Sousa Rodrigues. Recrutamento on-line: aplicação prática numa empresa de recrutamento e selecção. 2019. Tese de Doutorado.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Trad. Rita Espanha. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DATAFOLHA. Na véspera da eleição, Lula tem 50%, e Bolsonaro, 36%. São Paulo: Folha de São Paulo, 06 out. 2022. Disponível em: https://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2022/10/na-vespera-da-eleicao-lula-tem-50-e-bolsonaro-36.shtml. Acesso em: 19 mar. 2023.

ESTADÃO. No Nordeste, Lula derrota Bolsonaro no segundo turno para presidente; veja resultados. Estadão, São Paulo, 29 out. 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/no-nordeste-lula-derrota-bolsonaro-no-segundo-turno-para-presidente-veja-resultados/. Acesso em: 19 abr. 2023.

FACIO, Jessica Silva; GOMES, Angela Quintanilha. Partidos políticos, representação e estrutura organizacional partidária: um debate conceitual. Diálogo, n. 41, p. 69-80, 2019.

FERNANDES, Bernardo Soares; SCHMIDT, Vitor Klein; ZEN, Aurora Carneiro. Distritos industriais, clusters e APL: uma análise comparativa de semelhanças e diferenças. RED – Revista Estratégia & Desenvolvimento, v. 3, n. 1, 2019

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HOOTSUITE. Digital 2022 Report. Relatório Digital 2022 aponta que usuários de redes sociais equivalem a 58% da população total do mundo, 2022. Disponível em: https://www.hootsuite.com/pt/newsroom/press-releases/digital-2022-report. Acesso em: 27 dezembro 2022.

IPEC. PESQUISA IPEC HOJE: Lula segue liderando e Bolsonaro cresce; veja números da última pesquisa. Jornal do Commercio, publicado em 24 de outubro de 2022. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/politica/2022/10/15091346-pesquisa-ipec-hoje-lula-segue-liderando-e-bolsonaro-cresce-veja-numeros-da-ultima-pesquisa.html. Acesso em: 19 de março de 2023.

LINDNER, Luís Henrique et al. Diretrizes para o design de interação em redes sociais temáticas com base na visualização do conhecimento. 2015.

LULA. @lulaoficial. Postagens realizadas de 16 de agosto de 2022 a 29 de outubro de 2022. https://www.instagram.com/lulaoficial/. Acesso em: 17 de fevereiro 2023 à 18 de março 2023.

NEILPATEL. Mídia Digital: Entenda o Que é, os Tipos e Como Usar no Seu Negócio. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/midia-digital/.Acesso em: 08 nov. 2020.

PIANTAVINHA, Luigi. A importância das Redes Digitais no engajamento político dos jovens da Universidade do Porto: Reflexão sobre a atividade e presença da política em Portugal. Cadernos IS-UP, n. 1, 2022.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: E-Compós. 2007.

RODRIGUES, Jonatan. Pesquisa indica recursos mais relevantes de mídias sociais: + 95 estatísticas de redes em 2022. Resultados Digitais, 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/pesquisa-redes-sociais/. Acesso em: 20 janeiro 2023.

ROHR, Rebeca. Engajamento: o que é, como aumentar e como medir nas empresas. Disponível em: https://mereo.com/blog/engajamento/. Acesso em: 20 janeiro 2023.

SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Algoritmos, engajamento, redes sociais e educação. Acta Scientiarum Education, v. 44, e52736, 2022.

SCHONS, Juliana Cristina Schimdt; SANTOS, Maria Aparecida de Souza. Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 3604-3617, 2022.

STERNE, Jim. Métricas em mídias sociais. São Paulo: Nobel, 2011.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Wagner Oliveira Brandão. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Editora Novatec, 2009.

TSE, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Eleições 2022. Brasília, DF, 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022. Acesso em: 15 jan. 2023.

ZENHA, Luciana. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam?. Caderno de Educação, n. 49, p. 19-42, 2018.

Downloads

Publicado

25/05/2023

Como Citar

Davino Lima, W., Almeida Silva, A., & Ferreira de Miranda Oliveira, G. H. (2023). ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS PRESIDENCIÁVEIS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE SOB A ÓTICA DAS ELEIÇÕES DE 2022. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453237. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3237