OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PROFª. MARIA EVAN DO CARMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3250

Palavras-chave:

Aprendizagem. Lúdico. Espaço-escolar

Resumo

Este artigo investiga a temática Oficinas Pedagógicas como Instrumento Facilitador da Aprendizagem na Educação Infantil. Um Estudo de Caso na Escola Profª. Maria Evan do Carmo. Neste contexto a escola, enquanto espaço de conhecimento e socialização, está em constante transformação, uma vez que recebe, elabora e, cotidianamente, tem a responsabilidade de acompanhar novas exigências e demandas ao lidar com diferentes sujeitos e suas experiências, dúvidas, comportamentos e expressões diversas, que se constituem como pontos de reflexão e ação para que o espaço educativo seja e tenha sempre a preocupação de formar, valorizar seus atores, auxiliar cada aprender, em condições socioculturais, etárias e psicológicas. Desenvolver práticas educativas infantis pelo viés das oficinas pedagógicas oportuniza e maximiza o trabalho dos docentes rumo a um alcance também maximizado no processo da construção do saber.

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Biografia do Autor

  • Anne Karine Costa Menezes

    UFC - Universidade Federal do Ceará.

  • Francisco Jose Filgueiras Russo

    Doutor em Geografia pela Universidade estadual do Ceará. Doutor em Ciência da Educação pela Universidade Maria Serrana – PY. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na linha de pesquisa na área AMBIENTAL-ECOLÓGICA- Análise Geoambiental Integrada a Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas. Especializado em Metodologia do Ensino da Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Doutorado e do Mestrado pela  UNIVERSIDADE MARIA SERRANAPY (Paraguai) núcleo Fortaleza (disciplina de Técnicas e Praticas de Metodologia- Cientifica).

     

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Publicado

12/06/2023

Como Citar

OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PROFª. MARIA EVAN DO CARMO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463250. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3250