LUDICIDADE COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª. MARIA EVAN DO CARMO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3251Palavras-chave:
Ludicidade, Pedagogia, EducaçãoResumo
No mundo, assim como no Brasil, o ato de educar não é um fato recente e inacabado, a educação esteve presente na vida dos brasileiros desde o período colonial com a chegada dos padres portugueses jesuítas, em 1824. Em nosso processo de educação, a primeira constituição imperial, outorgada por D. Pedro II, contempla aspectos importantes para a educação. Na era Vargas, há uma aparente preocupação com o analfabetismo, já no período militar presenciamos uma expansão capitalista e com ela é implantada no Brasil a chamada pedagogia tecnicista. Em 1988, data da última constituição Brasileira, foi estabelecida uma educação para todos. Nos anos 90, a grande iniciativa em prol de uma educação se deu pelo viés da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, cuja proposta é estabelecida por uma maior participação e atuação da gestão educacional, financiamento e avaliação de programas educacionais, a exemplo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e pela Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana). A nova Base Nacional Curricular é um outro avanço educacional. A parti de 1990 as creches deixam de exercer uma função meramente assistencialista em prol de uma educação mais profissionalizada no que diz respeito, de forma mais específica, à educação Infantil, um verdadeiro trampolim para a formação integral do cidadão.
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