O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.341

Palavras-chave:

Educação especial, Alunos surdos, Língua inglesa

Resumo

O reconhecimento da língua brasileira de sinais (Libras) como a língua oficial da pessoa surda a partir do Decreto n. 5626/2005 representou um grande avanço na inclusão dos alunos surdos no contexto escolar. As discussões acerca do incremento da educação especial, no que se refere à adaptação das escolas para atender satisfatoriamente os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), vem ganhando força nas últimas décadas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a prática docente no ensino de Língua Inglesa para alunos surdos, nas escolas de ensino médio, no município de Caxias-MA. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem metodológica quanti-qualitativa, por meio bibliográfico e de campo. No que se refere à população, a pesquisa de campo foi realizada com docentes da disciplina de língua inglesa, intérpretes de Libras e alunos surdos no segundo semestre de 2019. Como resultado, percebeu-se que com a utilização de Scaffoldings, que possibilita ao aluno realizar uma tarefa, a aplicação da Zona Proximal de Desenvolvimento (ZPD) para desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos, e o uso de metodologias adaptadas e de estratégias para o ensino torna-se possível o ensino da língua inglesa para alunos surdos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joniery Rubim de Souza, Instituto Federal de Educação

    Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI). Especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa (Santa Fé). Licenciado em Letras – Português, Inglês e respectivas Literaturas (UEMA). E-mail: joniery@ifma.edu.br

  • Lucinete Bahia Costa, Instituto Federal de Educação

    Tradutora-intérprete de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. E-mail: lucinete.costa@ifma.edu.br

  • Ana Luiza da Silva Costa, Instituto Federal de Educação

    Discente do curso técnico em Agroindústria integrado ao médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. E-mail: luizac@acad.ifma.edu.br

  • Isabella de Morais Costa, Instituto Federal de Educação

    Discente do curso técnico em Administração integrado ao médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. E-mail: isabella.morais@acad.ifma.edu.br

Downloads

Publicado

14/06/2021

Como Citar

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25341. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.341