AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: USO E APLICAÇÃO COM ESTUDANTES ASSISTIDOS PELO ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3456

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Atendimento Educacional Especializado, Educação

Resumo

O contexto atual da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação e a sua aplicação com estudantes assistidos pelo Atendimento Escolar Especializado (AEE) vem tomando outros caminhos ao longo dos últimos anos. Cada vez mais o seu uso é colocado em pauta pelos profissionais das áreas que atuam diretamente com essa modalidade de ensino. Logo, a aceitação, aplicação, formação dos professores e disponibilidade de recursos são temas relevantes adotados neste trabalho. Neste contexto, a constante cobrança por mais investimentos nestes quesitos levanta assuntos relevantes para um ensino de qualidade e acessível aos alunos assistidos pelo AEE. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia, e a maneira como essas ferramentas podem auxiliar e melhorar o desenvolvimento do estudante auxiliado pelo AEE nas escolas de periferias de algumas cidades de Minas Gerais. Como instrumento de coleta dos dados, foi direcionado um questionário de caráter voluntário, através do WhatsApp, para profissionais da educação, com o intuito de identificar diferentes perspectivas de especialistas e professores(as) de apoio, bem como de variadas escolas e níveis de ensino, relacionando como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuem e qual o impacto para o aproveitamento escolar de estudantes assistidos pelo Atendimento Escolar Especializado, bem como o comportamento dos profissionais das escolas perante este cenário. A partir dessas análises, o trabalho apresenta informações relevantes sobre o uso das TDICs, evidenciando uma oportunidade de contribuição positiva para aplicação e uso dessas tecnologias nas escolas, proporcionando novas formas de ensinar e, principalmente, de aprender.

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Biografia do Autor

Filipe Diego da Silva

Bacharel em Engenharia Elétrica e Professor de Educação Básica do Ensino Médio. Instituto Federal de Minas Gerais.

Wenderson Chaves de Assis

Licenciado e Bacharel em Geografia e Professor do Ensino Fundamental e Médio. Instituto Federal de Minas Gerais.

Joice Stella de Melo Rocha

Mestre e Licenciada em Matemática e Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Instituto Federal de Minas Gerais.

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Publicado

23/06/2023

Como Citar

da Silva, F. D., Chaves de Assis, W., & de Melo Rocha, J. S. (2023). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: USO E APLICAÇÃO COM ESTUDANTES ASSISTIDOS PELO ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIALIZADO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463456. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3456