HEMATOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3471Palavras-chave:
Formação de professores, Aulas práticas, Ensino-aprendizadoResumo
O ensino de Ciências Biológicas é essencial na formação do cidadão ao capacitá-lo a compreender os fenômenos biológicos. Contudo, o ensino de Biologia enfrenta diversos obstáculos como, por exemplo, fragmentação, abstração, complexidade e extensão dos conteúdos, dificultando o processo de ensino-aprendizado. Para contornar os obstáculos no ensino, é essencial que os docentes insiram metodologias que facilitem ao aluno a construção do seu conhecimento. Nesta perspectiva, as aulas práticas em laboratório podem estimular os alunos a estabelecerem conexões entre conteúdos teóricos com a prática. Diante disso, foi objetivo descrever, por meio de um relato de experiência, três atividades didáticas sobre a temática de hematologia, realizadas durante a vigência do estágio de regência em ensino de Ciências Biológicas em uma escola pública no município de Cuité (Paraíba, Brasil). Metodologicamente, as atividades realizadas foram leitura e interpretação de hemogramas, preparo de esfregaço histológico de sangue, bem como tipagem sanguínea. Diante das atividades realizadas, foi perceptível que a maioria dos alunos foi participativa nas atividades, sendo que este achado está em consonância com a literatura que aponta a importância da realização de aulas práticas no ensino. Deste modo, é evidente que as atividades realizadas pode contribuir para o processo de ensino-aprendizado, promovendo maior participação dos alunos nas atividades, auxiliando-os na solidificação de conteúdos das áreas da Biologia como citologia, histologia, genética e bioquímica.
Downloads
Referências
BEZERRA, H. P. da S.; ALVES, J. M. Revisão da Literatura sobre Dificuldades de Aprendizagem de Biologia
no Ensino Médio. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021.
COELHO, G. C. Z. et al. Preparo de lâminas permanentes para ensino de histologia animal e vegetal sem a
utilização de microtomia. Revista Funec Científica - Multidisciplinar, v. 3, n. 5, p. 90-98, 2014.
COLA, M. O.; SOUZA, A. E. M. de. Diferentes abordagens metodológicas no ensino de genética para a
educação básica. Revista Funec Científica –Multidisciplinar, v. 9, n. 11, p. 1-20, 2020. DOI:
https://doi.org/10.24980/rfcm.v9i11.4096.
CORRÊA, B. J. S. et al. Aprendendo Botânica no Ensino Médio por meio de atividades práticas. Revista da
SBEnBio, v. 9, p. 4314-4324, 2016.
COSTA, J. de A. et al. Desafios enfrentados pelos discentes de ciências biológicas com a ausência de aulas
práticas durante o ensino remoto. Anais VII CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2020.
FIALHO, W. C. G. As dificuldades de aprendizagem encontradas por alunos no ensino de biologia. Praxia -
Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 1, n. 1, p. 53-70, 2013.
GONÇALVES, T. M. Permeabilidade da membrana plasmática celular da beterraba: uma proposta de aula
prática no ensino médio. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e30010313479, 2021. DOI:
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13479.
INTERAMINENSE, B. de K. S. A Importância das aulas práticas no ensino da Biologia: Uma Metodologia
Interativa. ID on Line. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 45, p. 342-354, 2019.
LIMA, D. B. de; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no
Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, v. 24, n. 1, p. 201-224, 2011.
LIMA, J. F. de; AMORIM, T. V; LUZ, P. C. S. da. Aulas práticas para o ensino de Biologia: contribuições e
limitações no Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 1, p. 36-54, 2018.
LIMA SOBRINHO, F. S. et al. Oficinas como uma prática pedagógica facilitadora da aprendizagem no ensino
de genética. Anais do Congresso Nordestino de Biólogos, p. 180-185, 2016. DOI:
http://dx.doi.org/10.21472/congrebio2016.et-06-012.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de
experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
OLIVEIRA, D. R. F. de; VASCONCELOS FILHO, S. D. de. Projetos didáticos em um cenário pandêmico:
análise de hemogramas para a aprendizagem de conteúdos de biologia e saúde. Revista Prática Docente, v. 7, n.
, p. e22076, 2022. DOI: http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22076.id1603.
PAGEL, U. R.; CAMPOS, L. M.; BATITUCCI, M. do C. P. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão
acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Experiências em
ensino de ciências, v. 10, n. 2, p. 14-25, 2015.
PEREIRA, W. M. et al. A importância das aulas práticas para o ensino de química no ensino médio. Scientia
Naturalis, v. 3, n. 4, p.1805 -1813, 2021.
SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas
licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.
RECIMA21 - REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR
ISSN 2675-6218
ISSN: 2675-6218 - RECIMA21 - Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia
v.X, n.X, XXXX(ano)
SILVA, R. F. da et al. A concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância das aulas práticas de
Biologia. Diversitas Journal, v. 3, n. 3, p. 564-568, 2018. DOI: http://doi.org/10.17648/diversitas-journalv3i3.509.
SOUZA, M. S. de et al. Aulas práticas experimentais no ensino de biologia: uma experiência a partir do PIBIDbiologia. Temas & Matizes, v. 15, n. 26, 2021. DOI: http://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26392.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.