ESCOLAS DE GOVERNO E SEU PAPEL NO APERFEIÇOAMENTO DO DESEMPENHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.350

Palavras-chave:

Escola públicas, Governo, o Papel das escolas do governo

Resumo

As escolas de governo são instituições que tem por objetivo fornecer capacitação para os servidores públicos, bem como o de profissionalização para cargos de carreira. Nesse interim, o presente artigo tem como objetivo dissertar sobre o papel das escolas de governo no aperfeiçoamento e capacitação de servidores públicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e para fins descritivos, utilizando de autores encontrados por meio de buscas em bancos de dados digitais de publicações científicas, principalmente o Google Acadêmico e SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Destaca-se as contribuições de Andrade (2012), Pacheco (2002), Fernandes (2015) e Aires et al. (2014).  Para o desenvolvimento deste artigo, que evidenciaram a importância das escolas de governo, atuando como ferramentas de aperfeiçoamento do funcionalismo público, ao promover a capacitação e o conhecimento desses profissionais. Assim, é possível concluir que as escolas de governo têm um papel fundamental no aperfeiçoamento do desempenho de servidores públicos, o que se reflete da melhoria dos serviços prestados à população e, consequentemente, aumenta da qualidade da Administração Pública. Sendo assim, pode-se concluir que as escolas de governo se configuram como um meio de corroborar para a formação dos servidores públicos, de maneira íntegra, objetivando a construção de sujeitos ativos e conscientes do seu papel na Administração Pública.

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Biografia do Autor

  • Adriano Mello de Andrade, Sem instituição

    Mestrando em Ciências Contábeis pela FUNDAÇÃO INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE, ECONOMIA E FINANÇAS-FUCAPE, possui graduação em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá, Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes e Pós-graduação em Contabilidade Pública pela Universidade Cândido Mendes. Tem experiência em Controladoria Pública, Orçamento Público, Licitações e Contratos Administrativos, ocupando diversos cargos na Administração Direta e Indireta de Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Membro da Comissão Permanente de Licitações / Equipe de Apoio de Pregão da SOMAR - Autarquia de Serviços de Obras de Maricá. Tem experiência na área de Administração e Finanças, com ênfase em Administração Pública.

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Publicado

14/06/2021

Como Citar

ESCOLAS DE GOVERNO E SEU PAPEL NO APERFEIÇOAMENTO DO DESEMPENHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25350. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.350