O ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Matias Leal Bezerra
  • Jose Evangelista da Silva
  • Naracy Maria de Souza Pereira Marques
  • Marli Liane Kraemer Haslinger

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530

Palavras-chave:

Ensino de física, Inclusão

Resumo

O ensino de física não é um tema muito explorado, mas sua importância cresceu no contexto da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estipula muitos tópicos diretamente relacionados à física para que todos possam usar o estágio de educação básica. Portanto, torna-se evidente a importância de investigar o assunto e apresentar as principais contribuições sobre o ensino da física em estudantes com deficiência e investigar os principais desafios enfrentados pelos professores responsáveis ​​pela docência. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar o ensino de física e a inclusão, através de uma revisão de literatura de cunho qualitativo e caráter descritivo.

 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ci`ências da Educação pela FICS. 

José Matias Leal Bezerra

Graduado em Ciências licenciatura curta pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciatura plena em Matemática pelo centro Universitário internacional (Uninter). Mestrando em Educação - Especialização Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha.

Jose Evangelista da Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UFPE), graduação em bacharelado em Geografia (UFPE), Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias (FABEJA), graduação em Pedagogia FUNESO), Especialização em Gestão Escolar (FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS), Mestrando em Educação Uneatlantico - Espanha.

Naracy Maria de Souza Pereira Marques

Graduada em Pedagogia (UVA), Graduação em Matemática (UVA); Graduação em Matemática e Física (UFOPA). Pós-graduação em Metodologia em Geohistória (FAM), Pós-graduação em Educação Especial para Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (UFC), Pós-graduação em Gestão Escolar (UFOPA), Pós-graduação em Coordenação Pedagógica (UFOPA), Pós-graduação em Conselhos Escolares (UFC), Pós-graduação em Direito Educacional (Faculdade Prominas), Pós-graduação em Docência do Ensino Básico e Superior (Faculdade Estratego), Pós-graduação em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI).  Mestranda em Educação – As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Professores (TICs) pela Universidad Europeia del Atlántico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Marli Liane Kraemer Haslinger

Licenciada em Pedagogia, UNEMAT. Especialização em Psicopedagogia Institucional, UNOPAR. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Referências

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Matias Leal Bezerra, J., Evangelista da Silva, J., Maria de Souza Pereira Marques, N., & Liane Kraemer Haslinger, M. (2023). O ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473530. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530