A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL E DA DIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Anelli de Sena Araujo Leandro
  • Dorifranci da Silva Baía
  • Vanessa Robbi Bubula Lopes
  • Vaneska Maria de Melo Silva
  • Osileide Barreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3539

Palavras-chave:

Racismo. Educação. Relações étnico-raciais.

Resumo

Este artigo elucida os aspectos conceituais da educação nas relações étnico-raciais, valorizando o diálogo interdisciplinar entre os processos político-pedagógicos e a história africana e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas básicas, de modo que a educação nas relações étnico-raciais justifique a construção da contextualização e a interseccionalidade do conhecimento , promovendo a educação antirracista, valorizando e reconhecendo a história e a cultura africana e afro-brasileira, que contribua para a formação do humanismo, a compreensão das relações sociais e o combate às desigualdades. Tem como objetivo examinar as implicações político-pedagógicas da educação das relações étnico-raciais na prática docente. O procedimento metodologico presente nesssa investigação foi a revisão bibliográfica. Conclui-se que a educação etnicorracial e a diversidade contribuem para a construção da identidade e formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Dorifranci da Silva Baía

Graduada em Pedagogia e Letras/Libras. Pós graduada em Educação Especial, Educação Inclusiva e Libras. Tradutora e interprete de Libras. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Vanessa Robbi Bubula Lopes

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Vaneska Maria de Melo Silva

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar. Especialista em Pedagogia Afirmativa: Educação, Cultura e História na Perspectiva Afro-indígena e Psicopedagogia Institucional. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Osileide Barreira da Silva

Licenciada em Pedagogia. Pós-Graduada em Gestão e Organização da Escola. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Referências

ANDREUCCI. A. G. A. África, arte e liberdade: a poesia de Cruz e Sousa no contexto do Atlântico Negro. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano III, Nº 5, 2010.

BANDEIRA, M. L. Antropologia. Diversidade e Educação. Fascículos 3º e 4º. 2.ed. ver. Cuiabá, EDUFMT, 2000.

BARBOSA, W. do N. A Discriminação do negro como fato estruturador do poder. Revista Sankofa, USP. N. 3, 2009.

BENJAMIN, W. “Sobre alguns temas em Baudelaire” in BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: Um lírico no auge do capitalismo. (J. M. Barbosa & H. A. Baptista, trad.). São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRASIL, Educação antirracista: caminhos abertos pela lei federal 10.639/03. Brasília: Ministério da educação, 2005.

BRASIL, Lei nº 7.716 de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm

BRASIL, Ministério da Educação. Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da educação, 2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004..

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. Edusp: São Paulo, 2003.

GOMES, N. L. et al. Identidades e corporeidades negras: reflexões sobre uma experiência de formação de professores/as para a diversidade étnico-racial. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

____________. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE – v.27, n.1, 2011.

HENRIQUES, R. Raça e gênero nos sistemas de ensino. Os limites das políticas universalistas de educação. Brasília: Unesco, 2002.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. 2010. Disponível: .

MARCONDES, M. M. et al. (Orgs.). Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília: Ipea, 2013.

PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UNB, 2004.

PAULA, A. de. Educar o Brasil com raça. São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2005.

PINTO, T. S. "Resumo da história da República Brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica2.htm.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro. 2. Ed. São Paulo. Campanha Letras, 1995.

RODRIGUES, R. N. Os africanos no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.

SILVA, M. J. L. As exclusões e a educação. In: TRINDADE. A. L. da, SANTOS. R.dos (orgs.). Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SILVA, T. T. S. (org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

24/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., de Sena Araujo Leandro, A., da Silva Baía, D., Robbi Bubula Lopes, V., Maria de Melo Silva, V., & Barreira da Silva, O. (2023). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL E DA DIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473539. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3539