ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: COMO A ARQUITETURA IMPACTA NAS APRENDIZAGENS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Anelli de Sena Araujo Leandro
  • Lucelina Gomes Rangel Ferreira
  • Ivaney Vieira Pondé
  • Vaneska Maria de Melo Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3543

Palavras-chave:

Rampas de acesso. Projeto Arquitetônico. Acessibilidade. Escola.

Resumo

Rampas, pisos táteis, corrimãos. Quando pensamos em acessibilidade escolar, a primeira coisa que vem à mente é o aspecto arquitetônico. No entanto, as condições para garantir a acessibilidade do ambiente, materiais, serviços e informações a qualquer pessoa vão além. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional de 1986 foi um importante passo à frente em termos de legislação sobre as formas de integração escolar. Deste modo, esta pesquisa visa apresentar a importância da acessibilidade na escola. O método utilizado na pesquisa é a revisão bibliográfica, que segundo Vergara (2000), engloba toda a bibliografia já publicada, podendo ser livros, revistas, jornais, acervos online, boletins, publicações avulsas, monografias, sites, teses etc.  Conclui-se que a importância de acesso às rampas, salas especializadas para aulas de educação física e materiais flexíveis são fundamentais para a dinâmica do ensino, além das tecnologias aliadas ao processo de ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Lucelina Gomes Rangel Ferreira

Graduada em Geografia e Pedagogia. Pós graduada em Intervenção para Autismo e Deficiência Intelectual e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Ivaney Vieira Pondé

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação Especialização em Formação de Professores.

Vaneska Maria de Melo Silva

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar. Especialista em Pedagogia Afirmativa: Educação, Cultura e História na Perspectiva Afro-indígena e Psicopedagogia Institucional. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

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Publicado

24/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., de Sena Araujo Leandro, A., Gomes Rangel Ferreira, L., Vieira Pondé, I., & Maria de Melo Silva, V. (2023). ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: COMO A ARQUITETURA IMPACTA NAS APRENDIZAGENS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473543. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3543