EDUCAÇÃO EM ANÁLISE: POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS REPERCUSSÕES PARA MAIS DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
  • Edimilson Oliveira Souza
  • João Deoclecio dos Santos
  • Laíse Bacelar Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3548

Palavras-chave:

Educação, Políticas públicas, Ensino

Resumo

O processo educacional brasileiro vive um grande momento de instabilidade e contradição no que tange àquilo que é necessário para que haja uma melhora no ensino, mas, mesmo com tal acepção, não é posto em prática no cotidiano tudo que se faz preciso para mudar tal panorama, em relação ao descrédito, tanto do docente quanto das metodologias aplicadas no contexto, e aos olhos da sociedade, exige-se muito mais do que aquilo que se vem apresentando ao longo dos anos. O enfraquecimento e o árduo processo de romper com as barreiras dos modelos de ensino alicerçados em atitudes que demonstram conveniência em permanecer promovendo uma Educação dentro dos moldes tradicionais apenas colaboram para o fracasso e o declínio do ensino-aprendizagem. Neste sentido, este artigo analisa a Educação, tendo em vista a importância de Políticas Públicas voltadas para a melhora da formação docente. Para abordar tal assunto, foi feita uma pesquisa de cunho bibliográfico que trouxe subsídios por meio de material teórico que fundamenta tal discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

Graduada em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós graduada em Administração escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Educação Especial Inclusiva Histórico Profissional Formação Acadêmica pela Faculdade Avantis, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco e mestranda em Educação – Especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais pela UNIB – Porto Rico.

Edimilson Oliveira Souza

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Pós graduado em Gestão Educacional e Criatividade pela Faculdades Integradas de Patos, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Redentor e Gestão de Polos pela Uniasselvi. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

João Deoclecio dos Santos

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Especialização em Gestão em Educação Pública, pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

Laíse Bacelar Silva

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar e em AEE (Atendimento Educacional Especializado) com Psicomotricidade. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera M. N. de Souza. O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 2ª ed. São Paulo: setembro, 2002.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3ª ed. Brasília: Liber Livro, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

______. A educação na cidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

MOYSÉS, L. M. O desafio de saber ensinar. 2ª ed., Campina: Papirus; Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1995.

NOVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. 1992. Disponível em: www.mauricioramonnd.com.br. Acesso em: 03 fev. 2019.

PEREIRA, Márcio Donizete et al. Estudo da poluição sonora por estudantes do ensino médio usando smartphone. 2017.

PEREIRA, Márcio Donizete; BIANCO, Luís Cláudio Montesino Simone. Os jogos no ensino de ciências e matemática: suas possibilidades de aplicações e suas limitações. Scientia Vitae, v.7, n.23, jan./mar. 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.

WAISELFISZ, Julio Jacobo; LÁPIS, Borracha. Mapa das desigualdades digitais no Brasil. UNESCO Brasil, 2007.

Downloads

Publicado

24/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz, S., Oliveira Souza , E., Deoclecio dos Santos, J., & Bacelar Silva, L. (2023). EDUCAÇÃO EM ANÁLISE: POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS REPERCUSSÕES PARA MAIS DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473548. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3548