A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO DO TRABALHO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS DE FOUCAULT

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Ana Cleia dos Santos Silva
  • Anne Frank Gomes de Arruda Dutra
  • Raphael Borges Gomes
  • Rosane Terezinha Senn

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3558

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino, Foucault

Resumo

A abordagem reflexiva pretendida neste estudo caminha em torno dos conceitos apresentados por Michael Foucault, tencionando adquirir maiores conhecimentos a respeito de sua maneira de desenvolver a sua proposta de trabalho, no que tange à Educação, tendo em vista os aspectos sociais e econômicos estabelecidos por Adam Smith, os quais ele tinha como elementos que abarcam domínio, além de ser entendido também como um produto amplamente intrínseco, a julgar pela segmentação de metodologias ocasionadas durante a Revolução Industrial e o processo de Globalização. Assim, para debater tal assunto, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico a partir das obras de autores renomados na literatura em questão, com o intuito de refletir acerca do processo de formação docente e o reconhecimento de sua prática pedagógica em conformidade com a sua importância para o fortalecimento do mercado de trabalho, uma vez que tais profissionais atuam com a racionalidade. Em contrapartida, pretende-se neste estudo evidenciar alguns aspectos relevantes para a formação docente, de modo que não se limite apenas e tão somente ao gerenciamento do trabalho e de um olhar mais voltado para o utilitarismo, mas sim atingir o progresso da prática educativa e as ferramentas que produzem amplitude em relação a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Ana Cleia dos Santos Silva

Graduada em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós graduada em Ensino de Química e Metodologia do Ensino de Química. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Anne Frank Gomes de Arruda Dutra

Formada em Letras e Bacharela em Direito. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Raphael Borges Gomes

Graduado em Odontologia pela Universidade Salgado de Oliveira e Direito pela Universidade Plínio Leite. Pós Graduado em Docência no Ensino Superior pela UCAM (Universidade Cândido Mendes). Especialista em Saúde Coletiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes). MBA em Gestão Municipal do SUS pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora -SUPREMA. Mestrando em Saúde da Família, UNESA e mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlântico.

Rosane Terezinha Senn

Graduada em Pedagogia. Pós Graduada em Ludopedagogia, Educação Especial e Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.

BATISTA, J. L. C. de; GUIMARÃES, J. R. A gestão do trabalho, do homem e da vida a partir do pensamento de Michel Foucault. Kínesis, vol. 01, n. 02, outubro/2009.

FOUCAULT, M., 1926-1984. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos).

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 14. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2001.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, outubro/dezembro/2010.

RICARDO, D. Princípios de economia política e tributação. Coleção Os economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1. Disponível em: https://doi.org/ 10.5216/rpp.v9i1.15667. Acesso em: 08 de mai. 2023.

SMITH, A. Inquérito sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Trad. Teodora Cardoso e Luís Cristóvão de Aguiar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

SMITH, Adam. A mão invisível. Trad. Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras/ Penguim Classics, 2013.

THIRY-CHERQUES, H. R. Foucault e a gestão do trabalho. Revista Estudos de Administração e Sociedade, v. 02, n. 1, 2017. ISSN 2525- 9261. Disponível em: http:// www.revistaeas.uff.br/. Acesso em: 08 de mai. 2023.

Downloads

Publicado

26/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Cleia dos Santos Silva, A., Frank Gomes de Arruda Dutra, A., Borges Gomes, R., & Terezinha Senn, R. (2023). A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO DO TRABALHO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS DE FOUCAULT. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473558. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3558