A ENTREGA VOLUNTÁRIA DE CRIANÇAS RECÉM-NASCIDAS PARA ADOÇÃO: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ACOMPANHAMENTO REALIZADO ATÉ O PARTO

Autores

  • Iara Trindade Mendonça ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.3559

Palavras-chave:

Adoção, entrega voluntaria, gravidez indesejada.

Resumo

Podemos dizer que não são raras as vezes em que nos deparamos com notícias na mídia sobre mães que abandonam seus filhos pós-parto em locais como: lotes, lixões, terrenos baldios, esgoto, entre outras situações deploráveis. Diante dessa problemática, surge todo um estudo e questão de saúde pública, tornando o processo de entrega voluntária menos doloroso e mais humano, dando amparo e suporte para as mães e pais que, apesar do não interesse em permanecer com seus filhos, desejam lhes dar uma vida mais digna por meio da entrega voluntária para a adoção, garantindo aos genitores a possibilidade de manter suas identidades resguardadas sem nenhum tipo de responsabilização civil ou criminal. Objetivo: Descrever como o processo de entrega voluntária é segura e acolhedora. Métodos:  O presente artigo tem sua metodologia pautada em pesquisas bibliográficas, análise da legislação relativa ao tema, além de pesquisas de artigos da área jurisdição e projetos de lei referentes ao tema. Resultados: Os artigos inicialmente encontrados nas bases de dados, após a inserção das palavras-chave, totalizaram 100, restando 5 artigos científicos originais que cumpriram as exigências e normas da revisão interativa e que possuíam relação direta com a temática abordada. Considerações finais: A legislação brasileira mudou bastante ao que se refere à adoção, nos últimos tempos foram criados inúmeros mecanismos que possibilitam a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes em situação de abandono familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alicia Matijaevich Manitto; Antonio José Ledo Alves da Cunha; Bacy Fleitlich-Bilyk; Charles Kirschbaum. Importância dos vínculos familiares na primeira infância: estudo II. São Paulo. 2016.

Antônio José Cacheado Loureiro; Amanda Cristina Ferreira Silva, Concepções de infância ao longo da história e a evolução jurídica do direito da criança.

GHIDORSI G. Adoção: aspectos históricos no mundo e sua evolução no Brasil. 2018.

JUNIOR MARCOS VINICIUS PEREIRA. ADOÇÃO: Seu contexto histórico, visão geral e as mudanças trazidas pelo Novo Código Civil. São Paulo.2007.

JUNIOR, José Custódio Da Silva. Evolução dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Rio de Janeiro.2017.

MOTTA, M. A. P. Mães abandonadas: A entrega de um filho em adoção. São Paulo: Cortez, 2008.

OLIVEIRA, Daniela Emilena Santiago Dias de SUZUKI, Amanda Caroline2 PAVINATO, Graziela Aparecida3 SANTOS, João Vitor Luiz dos. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM: um estudo teórico. São Paulo. 2020.

PIO, M.C. Ética e Serviço Social nos caminhos da adoção – Dissertação de Mestrado, (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) Recife/PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2003.

Renata Mantovani de Lima Leonardo Macedo Poli Fernanda São José. A Evolução Histórica dos Direitos da Criança e do Adolescente: da insignificância jurídica e social ao reconhecimento de direitos e garantias fundamentais. Brasília. 2016.

ROCHA Heloísa Helena Pimenta. A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: ENTRE A FAMÍLIA, A ESCOLA E A MEDICINA.

SILVA A.C. Entrega voluntária para adoção. Brasília. 2019.

SILVA Fernanda Carvalho Brito. Evolução histórica do instituto da adoção. São Paulo. 2017.

SOUSA A.L Lei da entrega voluntária para adoção beneficia crianças e mães biológicas. 2021.

THAÍS E.S.A. A intervenção do Assistente Social em casos de adoção no âmbito hospitalar. GOIÂNIA. 2019.

TOFOLLI Daniela. "Roda dos expostos" recebia bebê rejeitado. São Paulo. 2006.

TORK K.C.S. Entrega voluntária para adoção: perfil da demanda e perspectiva de profissionais. Rio de Janeiro. 2022.

Downloads

Publicado

17/07/2023

Como Citar

Trindade Mendonça, I. (2023). A ENTREGA VOLUNTÁRIA DE CRIANÇAS RECÉM-NASCIDAS PARA ADOÇÃO: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ACOMPANHAMENTO REALIZADO ATÉ O PARTO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e413559. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.3559