NOVO NORMAL: AS PERMANÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DAS TICS NA ESCOLA PÓS-COVID-19

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Meiriane da Anunciação Silva
  • Erika Ferreira de Souza
  • Rosiane da Conceição Abreu
  • Lucimeri Stoco Beger

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3572

Palavras-chave:

Novo Normal, Educação, TICs

Resumo

O processo de construção deste trabalho busca apresentar como desígnio edificar uma abordagem reflexiva a respeito da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação, comumente chamadas de TICs, na sociedade contemporânea, bem como comentar a responsabilidade das escolas e dos docentes em relação aos diversos desafios existentes no cenário atual. Tudo isso, devido ao fato de as escolas serem responsáveis pelo processo de formação do sujeito de modo que os tornem capacitados para atuar ativamente na sociedade e conviverem harmoniosamente com o outro, uma vez que o meio social está sempre em processo de mudanças e precisa de pessoas preparadas para o novo. Desse modo, buscou-se realizar uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, fundamentada por aportes de estudos de autores renomados na literatura em questão, com o propósito de refletir acerca da utilização dos mecanismos tecnológicos na Educação da sociedade moderna, visto que a tecnologia vem sendo modificada continuamente e trazendo mudanças que merecem atenção, pois, para que sejam utilizadas de modo efetivo, exige-se competências e habilidades do sujeito no que tange à Tecnologia, as quais podem contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. Diante dessa nova realidade, é primordial que as instituições de ensino e os seus profissionais estejam amplamente conectados ao universo digital e virtual, pois é dessa maneira que o aprendizado se fortalece, sendo constantemente mediado por gestores e docentes preocupados em inserir os educandos no mundo dos novos saberes.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Meiriane da Anunciação Silva

Licenciada em Pedagogia, Matemática pela Universidade Federal do Piauí e Letras - Português pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Erika Ferreira de Souza

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Rosiane da Conceição Abreu

Licenciada em Pedagogia e Artes. Pós graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, AEE e Sala de Recursos Multifuncionais, Ensino Religioso e Artes e Metodologia do Ensino da História e da Geografia. Mestranda em educação pela Uneatlantico.

Lucimeri Stoco Beger

Graduada em Pedagogia pela UFPR. Pós graduada em Metodologia do ensino de 1° e 2° Graus. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

26/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., da Anunciação Silva, M., Ferreira de Souza, E., da Conceição Abreu, R., & Stoco Beger, L. (2023). NOVO NORMAL: AS PERMANÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DAS TICS NA ESCOLA PÓS-COVID-19. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473572. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3572