OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS AUDIO VISUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CEARÁ

Autores

  • Tatiane Barreto Bastos de Paula

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3584

Palavras-chave:

Alfabetização. Tecnologia. Letramento

Resumo

Para Kenski (2012), a introdução das novas tecnologias como instrumento para aprendizagem modifica comportamentos e o saber de maneira muito rápida. O desenvolvimento das capacidades linguísticas de ler e escrever, na aquisição do sistema de escrita alfabético e das habilidades necessárias dos alunos para o domínio da leitura e compreensão dos gêneros e suportes textuais, da produção de textos escritos e orais, para alcançar diferentes finalidades comunicativas. A capacidade de ler com compreensão associada ao desenvolvimento do conhecimento linguístico, do domínio das estruturas sintáticas, da ampliação do vocabulário e da progressão do conhecimento de mundo. A tecnologia se enquadra nesse princípio. Ela desperta a curiosidade dos pequenos, fazendo com que eles se entretenham com o conteúdo ideal para a alfabetização. A combinação entre imagens, sons, interatividade e gamificação faz com que o aprendizado possa ser adaptado ao ritmo de cada criança e se torne uma atividade lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Barreto Bastos de Paula

UFC - Universidade Federal do Ceará

Referências

________; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Medicas, 1986.

ACKER, T. V., Inclusão digital e empregabilidade. São Paulo: Senac 2009.

ALMEIDA, J. C. P. F. Parâmetros atuais para O ensino de português e língua estrangeira. São Paulo: Sapec Pontes, 1997.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 8ª ed. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, 2009.

BONILLA, Maria Helena Silveira; SOUZA, Joseilda Sampaio. Diretrizes metodológicas utilizadas em ações de inclusão digital. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca (Orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 91-107. Disponível em: https://bit.ly/2FS8cNK>. Acesso em: 21 fev. 2021.

BRASIL, Constituição. República Federativa do Brasil. Centro gráfico do Senado Federal, 1988.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília,

BRASIL. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – Brasil, 1998.

BRITO, B. M. S. Novas Tecnologias Na Educação De Jovens E Adultos: Quem Usa A Favor De Quem E Para Quê? 2009. Acessado em 4 de fevereiro de 2021.Disponível em: http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem02/COLE_1275.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1992.

CAGLIARI, Luís Carlos, Alfabetização & Linguística, Série Pensando em ação magistério, 8ª edição, São Paulo: Editora Scipione, 1995

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C.; MACEDO, E. C. Alfabetização fônica computadorizada. 3. ed. São Paulo: Memnon, 2010.

CAPOVILLA, Alessandra G. S.; CAPOVILLA, Fernando C. Alfabetização : método fônico. 4. ed – São Paulo: Memnon, 2007

CERVO. A. L., BERVIAN, P. A.Metodologia científica.8. ed. São Paulo: Makron Books, 2012.

CHARMEUX, Eveline, Aprender a ler: Vencendo o fracasso, 5ª edição, Cortéz, São Paulo, 2000.

CUNHA, Ilma Passos Alencastro (Coord.), Repensando a didática, 17ª edição, Papirus, Campinas-São Paulo, 2001.

DEMO, P. Alfabetizações: desafios da nova mídia. Ensaio: aval. pol.públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 543-564, Out./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2013.

DIAS, Ana Iório, Ensino da linguagem no currículo, Fortaleza-Ce, Brasil Tropical,, 2001

DIDONET, V. Creche: a que veio... para onde vai... Em Aberto (Brasília, DF), v.18, n.73, p.11-28, jul. 2010.

FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana, Psicogênese da língua escrita, Porto Alegre: Artmed,, 1986

FERREIRO, Emília. Os processos de leitura e escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre. Artes médicas. 1988.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização, 26ª edição, volume 6, Cortez Editora, Junho de 2011.

FREIRE, Paulo, A importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1994

FREIRE, Paulo, Professora sim, tia não,São Paulo: Olho dágua, 1998

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 26º Ed. RJ: Paz e Terra, 2000.

KENSKI, V. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, 2000.

LEITE, Ligia Silvia, Alfabetização tecnológica do professor, Petropólis: Editora Vozes,, 2000

LURIAN, Yudovich. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985.

Mapa de exclusão digital/ Coordenação Marcelo Côrtes Neri. - Rio de Janeiro: FGV/IBGE, CPS, p 43 - 2003.

MARCHESI, Álvaro et al. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira, Piaget e o processo de alfabetização, 2ª edição, Biblioteca pioneira de Ciências Sociais, 1987

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009. p. 11-65.

PONTES, A. N. Um ponto aparentemente consensual é que a formação do cidadão para o acesso ao mundo digital depende diretamente da qualidade. I Seminário ATIID - Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (S. Paulo, Brasil, 2829/08/2011)

SILVA FILHO, A. M. Os Três Pilares da Inclusão Digital, 2003. Disponível em . Acesso em 10 de março de 2021.

SOARES, Gilda Menezes Rizzo. Fundamentos e metodologia da alfabetização: método natural. 5ª ed. Rio de Janeiro. Francisco Alves.1997

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, v. 9, n. 52, jul./ago., 2003.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, 2004.

TEBEROSKY Ana, CARDOSO, Beatriz.(Org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. 5 ª ed., Petrópolis. Vozes, 1993.

TEBEROSKY, Ana, Psicopedagogia da linguagem escrita, Petrópolis, Editora Vozes, 1986

VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica In: VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Unicamp/NIED, 1999. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2012.

VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente: o Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WINNICK, Joseph P. Educação Física e esportes adaptados. Barueri, São Paulo: Manole, 2004.

Downloads

Publicado

07/07/2023

Como Citar

Barreto Bastos de Paula, T. (2023). OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS AUDIO VISUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CEARÁ . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473584. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3584