A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.359

Palavras-chave:

História da Salvação, Espírito Santo, Igreja.

Resumo

Segundo a Bíblia, desde a criação até a consumação final, o Espírito é atraído pelo que é corpóreo e histórico: faz viver o cosmo (Gn 1,2), habita num povo até o ponto de descansar num corpo humano, o do Cristo; com o Pentecostes, é infundido "sobre toda a carne" (At 2.17) e, no final. será o agente da "redenção do corpo"(Rm 8,23). Ele é verdadeiramente o poder de Deus de fazer História; no seu sopro, tudo se transfigura: o cáos primordial se transforma em glória, o corpo dilacerado do Crucificado torna-se o corpo glorioso do Ressuscitado; a Palavra humana traduz a Palavra de Deus, o pão torna-se o corpo de Cristo; a Igreja torna-se antecipação do Reino; o mundo torna-se a transparência restaurada da Pátria. A história teve o seu prólogo celeste e terá o seu epílogo celeste. A história é unificada com o seu começo, na profundidade do mistério do espírito humano. A manifestação do Paráclito se realiza somente na união com Cristo. O tempo do Espírito não é tempo histórico, mas um estado de interioridade até a comunhão trinitária. O itinerário não se decompõe e é muito preciso: do Deus absconditus ao Espírito, mediante o Filho e pelo Espírito, no inefável abismo do Pai. A história da Igreja, desde o dia de Pentecostes, já é a época última, o princípio da escatologia, e pode-se falar, além disso, ao mais da ação particular do Espírito Santo durante essa época (At 2,17-21).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Manoel Luiz de Santana, UCP

Possui graduação em Filosofia (2004) e Teologia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC- Rio; Também é graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Pós Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Planalto Central (2015), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis(2015) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis(2020). É sacerdote (pároco) - Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia e Psicologia, com ênfase em Clínica, Humanismo e Logoterapia. Temas: Autoconhecimento, Espiritualidade e Sentido de Vida.

Downloads

Publicado

14/06/2021

Como Citar

Santana, C. M. L. de. (2021). A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 1(1), e25359. https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.359