OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INSENÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO-TIC

Autores

  • João Lopes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3591

Palavras-chave:

Educação. Ensino-aprendizagem. Professores. Tecnologia.

Resumo

Atualmente, os profissionais da educação deparam-se com inúmeros desafios, por exemplo, os de incorporarem à sua prática, em sala de aula, as tecnologias de informação e comunicação (TIC). O presente trabalho pretende analisar o uso das TIC como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma revisão literária com análise descritiva. Com base na literatura as TIC´s ferramentas de melhoria no processo em ensino-aprendizagem desde que usadas de forma significativa, ressalta ainda que o uso dessas tecnologias ainda não é uma realidade significativa utilizada pela grande maioria dos professores, sendo ainda subutilizadas. Percebe-se que a inclusão das tecnologias de informação e comunicação dentro do contexto educacional é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lopes

Licenciado em: Letras/Português (UESPI), Letras/Inglês (UFPI); Especialização em Língua Portuguesa e Literatura (FATEH); Pós-graduação em Coordenação Pedagógica (UFPI) e mestrando em Educação - Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA, Mayara Capucho; DE SOUZA, Maria Aparecida Silva. O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “Lago dos Cisnes”. Revista Valore, v. 2, n. 2, p. 220-235, 2017.

IZQUIERDO, Jesús et al. Teachers’ Use of ICTs in Public Language Education: Evidence from Second Language Secondary-school Classrooms. Comunicar, v. 25, n. 50, p. 33-41, 2017.

LAUDON, KENNETH C. e J. P. LAUDON, “Sistemas de Informação com Internet”, 4º Edição, LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1999.

NAVARRO, María G. Los nuevos entornos educativos: desafíos cognitivos para una inteligenciacolectiva. 2009.

SILVA, Marco (2001). Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande: CBC, set. 2001.

UNESCO. TICs na educação no Brasil.IN:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/comunicativo-and-information/ict-in

education. Acesso em janeiro de 2020.

Downloads

Publicado

15/07/2023

Como Citar

Lopes, J. (2023). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INSENÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO-TIC. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473591. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3591