POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ESCOLARIZAÇÃO TARDIA NA EJA: O CASO DA ESCOLA FHC EM PINDORETAMA-CEARÁ-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3602Palavras-chave:
Políticas educacionais. Escolarização da EJA. Ensino de qualidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos das políticas educacionais na escolarização tardia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na EEFM Francisca Holanda Costa, localizada no município cearense de Pindoretama. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma revisão de literatura que abrangeu estudos relevantes sobre políticas educacionais, escolarização tardia na EJA e suas implicações. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e se caracteriza, quanto aos procedimentos técnicos, como estudo de caso. Além disso, as técnicas metodológicas utilizadas incluíram a coleta de dados e informações por meio de entrevistas e questionários aplicados a professores, gestores escolares e alunos da escola objeto de estudo, visando obter uma compreensão aprofundada da realidade local. Os resultados enfatizam a necessidade de uma abordagem abrangente para enfrentar os impactos da escolarização tardia na EJA e evidenciam que as políticas educacionais desempenham um papel importante nesse contexto. Em suma, é essencial promover a inclusão, valorizando as necessidades e características dos alunos adultos, e investir em recursos e estratégias adequadas. Dessa forma, será possível superar o desafio de proporcionar uma educação de qualidade para todos, independentemente da idade ou do momento em que retornam aos estudos.
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