OS MUITOS PROBLEMAS QUE DESAFIAM O TRABALHO DOS PROFESSORES NA SALA DE AULA DO ENSINO INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA - UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jucelia Lessa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3652

Palavras-chave:

Educação Pública. Ensino Infantil. Ludoedagogia

Resumo

A educação infantil surgiu como uma instituição assistencial, com o objetivo de suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos, o lugar da família. No universo infantil a criança tem o direito de participar e aproveitar de maneira plena, fazendo uso do brincar e da fantasia. A ludopedagogia vem de encontro a esse universo infantil como uma ferramenta educativa que faz uso de jogos e brincadeiras colaborativas com o aprendizado da criança no contexto escolar. A carência de materiais, a falta de espaço na sala de aula e a ausência de um eficaz planejamento são outros desafios aqui abordados que os professores têm que enfrentar para atender às demandas das crianças quanto ao uso da ludopedagogia no contexto das precariedades da escola pública. Essa condição leva à seguinte pergunta: as metodologias de ensino e aprendizagem que utilizam jogos e brincadeiras são meios facilitadores do processo de letramento e desenvolvimento da linguagem na educação infantil? É possível utilizar esse método na sala de aula da escola pública ou ainda há muitos desafios a serem enfrentados? Para responder tais questões foi realizado um estudo investigativo qualitativo, além de um review sobre métodos lúdicos de ensino e como complemento, foi feito um estudo de caso no CEI Professor José Círio, localizado na cidade de Fortaleza-CE, Brasil.

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Biografia do Autor

Jucelia Lessa

UFC - Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

15/07/2023

Como Citar

Lessa, J. (2023). OS MUITOS PROBLEMAS QUE DESAFIAM O TRABALHO DOS PROFESSORES NA SALA DE AULA DO ENSINO INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA - UM ESTUDO DE CASO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473652. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3652