FENÔMENOS PSICOSSOMÁTICOS E OS SINAIS NO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3667

Palavras-chave:

Fenômenos psicossomáticos, Professor universitário

Resumo

O ambiente acadêmico não é estranho ao sofrimento. Sabe-se que as doenças mentais estão presentes em quase todas as atividades e contextos em que o ser humano atua. Assim, no contexto universitário, a grande maioria do corpo docente, vivencia um elevado grau de estresse acadêmico. O objetivo deste estudo foi avaliar os fenômenos psicossomáticos e seus sinais nos professores universitários. Trata-se de um estudo observacional transversal, descritivo de abordagem quantitativa, constituído por 45 dos cursos de ensino superior de uma universidade privada em São Luís do Maranhão. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com dados sociodemográficos e escala de teste: SQR 20. Os resultados apontaram que a maioria do sexo feminino (59,1%),com idades entre 26 a 50 anos ,casadas (52,3%), com renda entre  cinco ou mais salários mínimos (59,1%), maior parte com titulação máxima o mestrado (50%), atuantes na área da saúde (50%), humor depressivo , nervoso foi o mais frequente (62,2%), dores de cabeça foram mais prevalentes (48,9%), cansar com facilidade (42,2%), perda de interesse pelas coisas (20%), sofrimento psíquico prevalente em docentes há mais de 4 anos de trabalho. Destacamos que em virtude da importância da temática há uma escassez de trabalhos científicos que exploram esse assunto. Assim, torna-se necessário que se façam pesquisas que compreendam os professores já que eles apresentam suscetibilidade para o desenvolvimento de transtornos psicossomáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Radijames de Jesus Silva Ribeiro

Graduada em Enfermagem da Universidade Ceuma –UNICEUMA, Brasil.

Mirella Maria Moreira Silva Monteiro

Graduada em Enfermagem da Universidade Ceuma –UNICEUMA, Brasil.

Aldenir Silva Martins

Graduado em Enfermagem da Universidade Ceuma –UNICEUMA, Brasil.

Nailde Melo Santos

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

Caroline Valichelli Matos Martinelli

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

Fernanda Italiano Alves Benício Sousa

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

Elaine Cristina Silva Miranda Fernandes

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão

Orientadora e Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

Referências

Leite AF, Nogueira JAD. Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Rev. bras. saúde ocup. 2017;42:1-15. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbso/a/kC4cjnqdJ4PN44mf85JDKch/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 12 nov. 2021.

Berg J, Berg O, Reiten T, Kostveit S. Diagnóstico funcional como ferramenta na reabilitação: uma comparação entre professores e outros funcionários. International Journal of Rehabilitation Research. 2018;21(3):273-84. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9812256/>. Acesso em: 12 set. 2021.

Do Nascimento, KB, Seixas CE. O adoecimento do professor da Educação Básica no Brasil: apontamentos da última década de pesquisas. Revista Educação Pública. 2020;20(36):1-14. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/36/o-adoecimento-do-professor-da-educacao-basica-no-brasil-apontamentos-da-ultima-decada-de-pesquisas>. Acesso em: 19 dez. 2021.

Bauman Z. Sobre educação e juventude. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013

Laybourn S, Frenzel AC, Fenzl T. Teacher procrastination, emotions, and stress: a qualitative study. Front. Psychol. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02325>. Acesso em: 17 abr. 2022.

Steinberg H, Herrmann-Lingen C, Himmerich H. Johann Christian August Heinroth: medicina psicossomática oitenta anos antes de Freud. Psychiatr Danub 2013; 25:11-16. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23470601/>. Acesso em: 27 jan. 2022.

El-Sahili LF. Docencia: riesgos y desafios. México: Trillas. 2011. Disponível em: <https://etrillas.mx/libro/docencia-_10016>. Acesso em: jun. 2021.

Cano FJ, Rodríguez YJF. Patología psicosomática. Capítulo: 24 - Editora: Biblioteca Saúde Mental. Editores: Polaino-Lorente. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/313360826_Patologia_Psicosomatica>. Acesso em: 12 out. 2021.

Fonseca MCB. Do trauma ao fenômeno psicossomático (FPS): lidar com o sem-sentido? Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. 2007;10(2):229-44. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S1516-14982007000200006>. Acesso em: 09 set. 2021.

Reeler AP, Immerman R. A preliminary investigation into psychological disorders among Mozambican refugees: prevalence and clinical features. Cent Afr J Med 1994; 40:309-15.

Gonçalves DM, Stein AT, Kapczinski F. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Struc-tured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cad. Saúde Pública. 2013;24(2):380-90. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49591/000715906.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 25 nov. 2020.

Ludemir AB, Lewis G. Links between social class and common mental disorders in Northeast Brazil. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2001;36:101-7.

Redding C, Henry GT (2019). Leaving scool early: Anexamination of novice teachers within-and end-of year turnover. American Educational Research Journal. 2019;56(1):204-36. Disponível em: <https://doi.org/10.3102/0002831218790542>. Acesso em: 21 dez. 2022.

Santos MPG, Silva KKD. Níveis de estresse e qualidade de vida de professores do ensino superior. Rev. Enferm UFMS. 2017;7(4):656-68. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/25906>. Acesso em: 18 jan. 2022.

Flórez LR, Aguilera JFT, Campo DJR, Suárez VJC. Gender differences in stress- and burnout- related factors of university professors. Biomed Research Internacional. 2020;2020:1-9. Disponível em: <https://www.hindawi.com/journals/bmri/2020/6687358/>. Acesso em: 18 out. 2020.

Alves AG, Cesar FCR, Barbosa MA, Oliveira LMAC, Da Silva EAS, Rodríguez-Martins D. Dimensions of violence against the teacher. Ciênc. saúde coletiva. 2020;27(3):1027-1038. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/KPmLjc7Qz4RSDLfnpwb7RwC/abstract/?lang=en>. Acesso em: 20 mar. 2022.

De Oliveira MACA, De Carvalho RF, Faria MGA, Neto M, Eleuterio TRA, Daher DV. Saúde do trabalhador e o estilo de vida dos docentes universitários: revisão integrativa de literature. Rev enferm UERJ. 2021;29:e60812. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2021.60812>. Acesso em: 12 jan. 2022.

Baptista MN, Soares TFP, Raad AJ, Santos LM. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019;19(1):564-70. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572019000100008>. Acesso em: 16 fev. 2022.

Downloads

Publicado

28/07/2023

Como Citar

de Jesus Silva Ribeiro, R., Maria Moreira Silva Monteiro, M., Silva Martins, A., Melo Santos, N., Valichelli Matos Martinelli, C., Italiano Alves Benício Sousa, F., … Fonseca Coelho Galvão, A. P. (2023). FENÔMENOS PSICOSSOMÁTICOS E OS SINAIS NO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473667. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3667