ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A EXPERIÊNCIA DO USO DA PLATAFORMA CANVA NO MEIO EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3668

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Canva. Graduação em Computação

Resumo

Este artigo descreve as experiências vivenciadas durante a fase de Estágio supervisionado II, do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago. Tendo como objetivo principal apresentar aos estudantes e professores recursos tecnológicos que podem ser usados dentro de sala de aula, para trabalhar de forma dinamizada, disciplinas teóricas do dia a dia, como exemplo, o componente curricular de História, para proporcionar conhecimentos sobre mapa mental utilizando a plataforma Canva. A pesquisa busca assumir uma abordagem qualitativa, se tratando de um estudo descritivo, relatando as experiências no âmbito escolar. Trabalhar as potencialidades, principalmente nas questões da criatividade, inventividade, criticidade, interatividade, através do compartilhamento de recursos dinâmicos e ideias inovadoras. A atividade foi elaborada a partir da problemática observada durante o período de observação e coparticipação, juntamente com o apoio da professora supervisora de estágio, observando as dificuldades vistas pelos alunos sobre a referida disciplina de História. A plataforma Canva é uma ferramenta online com o objetivo de ser colaborativa, na qual buscou-se contribuir para a criação do mapa mental de forma rápida e criativa, usando o aparelho celular ou computador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Santos da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM – NESCAC/UEA.

  • Luan Roberto Souza e Souza

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM – NESCAC/UEA.

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Pedagoga e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Referências

VALENTE, José Armando. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Vol. 1, n. 1, 2014, pp. 141-166.

Chaves, S. (2004). Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: realidade, complexidade e possibilidades. In Anais, 27 Reunião anual ANPED,1-16.

• ALVES, A.C. J.; MATSUKURA, T.S. O uso de recursos de tecnologia assistiva por crianças com deficiência física na escola regular: a percepção dos professores. Cadernos de Terapia Ocupacional UFSCar, v.20, n.3, p.381-392, 2012.

LINS, Ana Paula. Seduc faz parceria inédita com a plataforma Canvas para Educação. MALTANET, 2020. Disponível em< https://www.maltanet.com.br/v2/noticias/2020/10/06/seduc-faz-parceria-inedita-com-a-plataforma-canvas-para-educacao >. Acesso em: 30 março de 2023.

ROCCOLE, Mariane. Mapa Mental: Como Fazer e para que serve essa técnica. Disponível em: < https://www.estudarfora.org.br/mapa-mental/#:~:text=O%20mapa%20mental%20pode%20ser,projeto%20ou%20grupo%20de%20tarefas.>:Acesso em: 30 março de 2023.

Tudo sobre o Canvas. TECHTUDO. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/canva/>. Aceso em: 30 de março de 2023.

Downloads

Publicado

28/07/2023

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A EXPERIÊNCIA DO USO DA PLATAFORMA CANVA NO MEIO EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473668. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3668