AS FLORESTAS FÓSSEIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3681

Palavras-chave:

aleontologia. Recurso didático. Conscientização ambiental.

Resumo

O uso das florestas fósseis como ferramenta educacional no ensino de paleontologia na educação básica é uma abordagem valiosa para envolver os alunos no estudo da vida pré-histórica. Esses locais oferecem registros fossilizados de ecossistemas antigos, permitindo explorar e aprender sobre as plantas e animais que habitaram o planeta há milhões de anos. Os professores podem criar experiências práticas e imersivas, como visitas de campo e escavações simuladas, além de utilizar recursos visuais, como fotografias e réplicas de fósseis, incluindo aulas de campo interativas guiadas. Essas abordagens despertam o interesse dos alunos pela paleontologia, desenvolvem suas habilidades científicas e promovem a compreensão da importância da conservação e preservação do patrimônio natural. Ao explorar as florestas fósseis, os estudantes aprendem sobre a biodiversidade dos ecossistemas e como as atividades humanas podem afetá-los ao longo do tempo, contribuindo para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a proteção do meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo investigar os principais trabalhos que abordam o uso das florestas fósseis como recurso didático no ensino de Paleontologia na Educação Básica. Obteve-se como resultado 13 artigos que refletiram sobre a temática e contribuíram para repensar as abordagens de ensino. Os resultados indicaram a necessidade de ir além do conteúdo oferecido apenas pelo livro didático, adotando metodologias alternativas e mediadas pelo professor, para proporcionar uma educação mais envolvente e enriquecedora aos estudantes, ampliando seu conhecimento sobre a Paleontologia e fortalecendo sua consciência ambiental.

 

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Biografia do Autor

Francisco Ernandes Leite Sousa

Universidade Estadual do Piauí.

Ludimila Lima de Carvalho

Universidade Estadual do Piauí.

Alice Maria Lima de Sousa

Universidade Estadual do Piauí.

Irene de Sousa Araújo

Universidade Estadual do Piauí.

Sâmia Maria Oliveira dos Reis

Universidade Estadual do Piauí.

Iris Gabrielly Ibiapina Macedo

Universidade Estadual do Piauí.

Ruth Raquel Soares de Farias

Universidade Estadual do Piauí.

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Publicado

28/07/2023

Como Citar

Ernandes Leite Sousa, F., Lima de Carvalho, L., Lima de Sousa , A. M., de Sousa Araújo, I., Oliveira dos Reis, S. M., Ibiapina Macedo, I. G., & Raquel Soares de Farias, R. (2023). AS FLORESTAS FÓSSEIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473681. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3681