ENSINO COM GAMIFICAÇÃO: APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3698Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Gamificação, Recursos tecnológicosResumo
Com ênfase no uso da gamificação como método pedagógico, este artigo traz reflexões sobre a valorização do estágio supervisionado II no ensino médio e técnico em uma escola pública. O objetivo é percorrer os resultados do estágio e destacar como abordagens ativas e o uso de recursos tecnológicos podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - Campus Coari sediou o estágio supervisionado II, possibilitando que os estagiários aplicassem as informações teóricas aprendidas ao longo do curso de graduação em computação em um ambiente real. Utilizando a plataforma Kahoot para produzir aulas dinâmicas e interessantes, a gamificação foi utilizada como tática motivadora. Ao atrair a atenção dos alunos e promover o seu envolvimento ativo, a gamificação melhora o processo de ensino e aprendizagem. Oportunidades para observar as atividades escolares permitiram uma imersão total nelas, aprendendo sobre diversas disciplinas acadêmicas e técnicas de ensino. Os estagiários auxiliaram os professores em uma variedade de tarefas durante a coparticipação, enquanto avaliavam os requisitos e desafios únicos dos alunos. Utilizando ferramentas tecnológicas e técnicas de gamificação, os estagiários conseguiram proporcionar um ambiente de aprendizado animado e envolvente na regência. A conclusão deste artigo destaca a importância do estágio supervisionado II, da gamificação e da utilização de recursos tecnológicos na educação. Esses métodos estimulam um aprendizado mais produtivo, preparando os alunos para os desafios futuros.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb1/pdf/leis/resolucoes_cne/rceb006_12.pdf.> Acesso em: 18 de maio. de 2023.
CARVALHO, Saulo R. O estágio supervisionado da teoria à prática: reflexões a respeito da epistemologia da prática e estágio como pesquisa a luz da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR Online, Campinas-SP, n. 52, p. 321-339, set. 2013.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote, v. 11, n. 1, 2013.
GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MATOS, E. S., & SILVA, G. F. B. (2012) Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC. XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XX Workshop de Educação em Computação.
MORAN, José Emanuel. Masetto, Marcos. Behrens, Marilia Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 2° ed. Campinas – SP: Papirus, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez. 2012.
TOLOMEI, Bianca Vargas. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EAD em foco, v. 7, n. 2, 2017.
VEIGA, Marise Schmidt. Computador e educação? Uma ótima combinação. Disponível em < http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm >. Acesso em: 18 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.