ENSINO COM GAMIFICAÇÃO: APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3698

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Gamificação, Recursos tecnológicos

Resumo

Com ênfase no uso da gamificação como método pedagógico, este artigo traz reflexões sobre a valorização do estágio supervisionado II no ensino médio e técnico em uma escola pública. O objetivo é percorrer os resultados do estágio e destacar como abordagens ativas e o uso de recursos tecnológicos podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - Campus Coari sediou o estágio supervisionado II, possibilitando que os estagiários aplicassem as informações teóricas aprendidas ao longo do curso de graduação em computação em um ambiente real. Utilizando a plataforma Kahoot para produzir aulas dinâmicas e interessantes, a gamificação foi utilizada como tática motivadora. Ao atrair a atenção dos alunos e promover o seu envolvimento ativo, a gamificação melhora o processo de ensino e aprendizagem. Oportunidades para observar as atividades escolares permitiram uma imersão total nelas, aprendendo sobre diversas disciplinas acadêmicas e técnicas de ensino. Os estagiários auxiliaram os professores em uma variedade de tarefas durante a coparticipação, enquanto avaliavam os requisitos e desafios únicos dos alunos. Utilizando ferramentas tecnológicas e técnicas de gamificação, os estagiários conseguiram proporcionar um ambiente de aprendizado animado e envolvente na regência. A conclusão deste artigo destaca a importância do estágio supervisionado II, da gamificação e da utilização de recursos tecnológicos na educação. Esses métodos estimulam um aprendizado mais produtivo, preparando os alunos para os desafios futuros.

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Biografia do Autor

Arley Silva de Pinho

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade  do Estado do Amazonas - UEA no Núcleo de ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Rogério Brito de Oliveira

Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto - SEDUC, Amazonas.

Francisco Rayner Barros Batista

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade  do Estado do Amazonas - UEA no Núcleo de ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

Daniel do Nascimento Ramos

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade  do Estado do Amazonas - UEA no Núcleo de ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

Gabriel Natividade da Silva

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade  do Estado do Amazonas - UEA no Núcleo de ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

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Publicado

31/07/2023

Como Citar

Pinho, A. S. . de, Barbosa, L. S. de O., Oliveira, R. B. de, Batista, F. R. B., Ramos, D. do N., & Silva, G. N. da. (2023). ENSINO COM GAMIFICAÇÃO: APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483698. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3698

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ARTIGOS

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