AS SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAIS NA INCLUSÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3703Palavras-chave:
Pedagogia. Psicopedagogia. Inclusão. Sala de Recursos.Resumo
Quando se busca um trabalho voltado para a reconstrução do sistema de ensino, almeja-se que os padrões de acolhimento oferecidos aos estudantes com NEE - Necessidades Educacionais Especiais tenham o objetivo de agenciar uma inclusão verdadeira e de qualidade, especialmente quando se versa acerca da SRM - Sala de Recursos Multifuncionais. Desta forma, este estudo objetiva exibir em seu escopo uma abordagem de caráter reflexivo, comprovando, por meio de pareceres teóricos de estudiosos renomados que dissertam acerca da área em questão, toda a importância da SRM quando voltada ao AEE - Atendimento Educacional Especializado dos estudantes com NEE. Entretanto, faz-se importante dizer que as escolas que disponibilizam tal padrão de atendimento não devem jamais fugir da busca por estratégias e padrões de ensino que se mostrem inovadores, permanecendo sempre em parceria com seus educadores, para conseguir, desta forma, suprir as deficiências características dos alunos com NEE e permitir que realmente se estabeleça o método de inclusão, beneficiando, assim, a totalidade das necessidades de tais alunos e não apenas fazendo jus a sua permanência física na escola, contudo, levando ainda tais alunos a um aprender verdadeiramente significativo, por meio de um método de intercâmbio entre todos no ambiente escolar.
Downloads
Referências
ALVES, C.R.S.T; ANDRADE, M.P.F. A Sala de Recursos Multifuncional como um ingrediente essencial na inclusão de crianças especiais, na escola regular de ensino. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, fev. 2015.
BAUCH, K.B. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. Versão 2014. Disponível em:. Acesso em: 27 jul. 2022.
CAMARGO, E.P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, mar. 2017.
CARLETO, E. A. et al. Sala de recursos multifuncionais: inclusão ou exclusão escolar? Revista História e Diversidade, Cáceres v.2, n.1, jun. 2013.
CARNEIRO, S. F.; LEITE, I. Inclusão Escolar: uma abordagem sobre as Salas de Recursos Multifuncionais a partir da perspectiva de gestores, professores e pais. Revista Includere, Mossoró, v.3, n.1, nov. 2017.
NETO, A. O. S. et. al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, mar. 2018.
PASIAN, M.S., MENDES, E.G., CIA, F. Salas de recursos multifuncionais: Revisão de artigos científicos. Revista Eletrônica de Educação, São Paulo, v. 8, n. 3, , nov. 2014.
ROCHA, A.B.O. O papel do professor na educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 7, n. 2, dez. 2017.
SANTOS, L.C.C. A Sala de Recursos Multifuncionais e seu papel na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2017. Disponível em: Acesso em: 27 jul. 2022.
SILVA, W. A. et. al. Educação Inclusiva: jogos pedagógicos recicláveis como ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação em Ação, São Paulo, v. 16, n. 61, set. 2018.
SOUZA, N.C. Sala de Recursos Multifuncional e seu funcionamento no Atendimento Educacional Especializado em uma escola de Rio Branco-ACRE. 2015. Disponível em:. Acesso em: 27 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.