OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3775Palavras-chave:
Educação, instituição públicas, desafios na educaçãoResumo
A educação em instituições públicas no Brasil é marcada por progressos positivos mas, também, por momentos de descasos e barreiras que impossibilitam o sucesso do ensino público, especialmente em instituições públicas. Este estudo tem como objetivo relatar as experiências em um estágio supervisionado realizado em locais de ensino públicos do município de Coari, Amazonas. Para isso, foram feitas observações em um diário de campo dos dias acompanhados em sala de aula de turmas noturnas de ensino médio de uma escola estadual e turmas do curso de análises clínicas de um centro de educação tecnológica do estado, entre o período de fevereiro e abril de 2023. Foram observados diversos métodos de ensino nas disciplinas ministradas. Em alguns momentos, os alunos tiveram dificuldade de compreensão dos assuntos abordados em sala de aula no uso da didática tradicional. Os recursos audiovisuais obtiveram resultados positivos quanto ao entendimento das aulas. Foi observado o uso de computadores no ensino técnico para o uso dos recursos básicos computacionais. As vivências expostas neste estudo revelam a necessidade do entendimento sobre o ensino e aprendizagem de alunos em instituições públicas. As informações são potencial fonte para tomada de decisões e construção do conhecimento a respeito da temática abordada.
Downloads
Referências
Belloni ML. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educ Soc [Internet]. 2002 Apr [cited 2023 Jun 17];23(78):117–42. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/?lang=pt&format=html
Giolo J. Educação a distância: tensões entre o público e o privado. Educ Soc [Internet]. 2010 [cited 2023 Jun 17];31(113):1271–98. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/5pq3TXBjDF8rWm6N7pwnckw/?lang=pt
Rigo S, Rigo SJ, Cambruzzi W, Barbosa JL V., Cazella SC. Aplicações de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics com foco na evasão escolar: oportunidades e desafios. Revista Brasileira de Informática na Educação [Internet]. 2014 Apr 30 [cited 2023 Jul 15];22(01):132. Available from: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/2423
Magalhães Júnior AG, Cavaignac MD. Formação de professores: limites e desafios na educação superior. Cadernos de Pesquisa [Internet]. 2018 Jul 1 [cited 2023 Jul 15];48(169):902–20. Available from: https://www.scielo.br/j/cp/a/z6WWPsn78QWRNT7MPVRMg8p/?lang=pt&format=html
Souza EP de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas [Internet]. 2020 Sep 4 [cited 2023 Jul 15];17(30):110–8. Available from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127
Neves CEB. Desafios da educação superior. Sociologias [Internet]. 2007 [cited 2023 Jul 15];9(17):14–21. Available from: https://www.scielo.br/j/soc/a/wLS65R85wxcrkhrpLqJf4qC/?lang=pt
Ferretti CJ. Formação profissional e reforma do ensino técnico no Brasil: anos 90. Educ Soc [Internet]. 1997 Aug [cited 2023 Jul 15];18(59):225–69. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/bsFFMWrBWxWgHCy83Q7B6qb/?lang=pt
Manrique AL, Moreira GE, Souza MC, Maranhão A. Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de Professores e Práticas.
Ensino da Matemática em Debate [Internet]. 2016 Aug 3 [cited 2023 Jul 15];3(1). Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29008
da Silva CF, de Freitas Bissoli M, da Silva CO, dos Santos MF. Governança educacional em cenário pandêmico: mapeamento das ações públicas no estado do Amazonas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [Internet]. 2023 Apr 17 [cited 2023 Jul 15];31(119):e0233887. Available from: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/cPPRKfdCCqFdH9LwTrczWVs/
Magno DV, Yamaguchi KK de L, Guilherme AP. Um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia na cidade de Codajás, interior do Amazonas, na percepção de discentes da Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS [Internet]. 2023 May 4 [cited 2023 Jul 15];6(1):122–37. Available from: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13183
O Cetam - Cetam [Internet]. [cited 2023 Jul 15]. Available from: https://www.cetam.am.gov.br/o-cetam/
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.