IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: CASO PRÁTICO DA EMPRESA SAIPEM LUXEMBURGO SUCURSAL DE ANGOLA

Autores

  • Maria Isabel dos Santos Rodrigues António Universidade Lusiada de Angola

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3859

Palavras-chave:

comunicação eficaz é um pilar fundamental para o sucesso organizacional

Resumo

A comunicação eficaz é um pilar fundamental para o sucesso organizacional. Ela promove o alinhamento de metas, a colaboração, a tomada de decisões informadas e a construção de relacionamentos sólidos. Investir em uma comunicação clara, aberta e consistente é essencial para melhorar o desempenho, a produtividade e a satisfação dos colaboradores, bem como alcançar os objetivos da organização de forma eficiente. No contexto actual, com o avanço da tecnologia e a globalização dos mercados, a comunicação organizacional enfrenta novos desafios e oportunidades. A adoção de ferramentas de comunicação digital, como correio electrónico, mensagens instantâneas e videoconferências, possibilita a comunicação em tempo real, independentemente da localização geográfica dos envolvidos. No entanto, é importante equilibrar o uso dessas tecnologias com a comunicação face a face, que permite uma interação mais pessoal e empática. A comunicação no contexto organizacional é essencial para estabelecer um ambiente de trabalho saudável, promover a colaboração, evitar conflitos, tomar decisões eficazes e fortalecer os relacionamentos com clientes e parceiros. Investir na melhoria da comunicação interna e externa é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de uma organização no cenário empresarial actual. Entretanto, consideramos que a comunicação interna aberta e transparente produz resultados desejados, os canais de comunicação facilitam o compartilhamento de conhecimentos e informações entre os colaboradores; quando a comunicação é utilizada de forma eficaz e realizada de maneira oportuna, permite resolver os conflitos internos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel dos Santos Rodrigues António, Universidade Lusiada de Angola

Licenciada em Gestão dos Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Angola, estudante de Mestrado em Gestão dos Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Angola.

Referências

AIMEIDA, V. (2000). A Comunicação Interna na Empresa. Lisboa: Práxis.

BARICHELLO, E. Gestão da Comunicação: Guia para a Comunicação Corporativa. São Paulo: Atlas, 2016

BERG, E. (2012). Administração de conflitos: As abordagens práticas para o dia-a-dia. 1ª ed. Curitiba: Juruá, 2012.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CHIAVENATO, I. Gestão do talento humano. São Paulo: Mc Graw-Hill, 2002.

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

DAVESSA, Laura Davesa. A importância da comunicação no contexto organizacional. A comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização. Setúbal: IPS, 2016.

LANZER, F. Clima e cultura organizacional. Rio de Janeiro: Quality Mark, 2003.

MOREIRA, E. Clima Organizacional. Curitiba: IESDE, 2003.

ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. 8ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

ROBBINS, Stephen, P. Comportamento Organizacional. Tradução Técnica Reynaldo Marcondes. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

TORRES, C. V. Comunicação Empresarial: Teoria e Pesquisa. Atlas, 2017.

TORQUATO, G. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. Pioneira Thomson Learning, 2014.

SITEGRAFIA

ASPECTRUM. 7 Benefícios de uma boa comunicação interna na empresa. Disponível em: http://aspectrum.com.br/blog/benefícios-comunicacao-interna-na-empresa. Acesso em 27/07/2023.

ROCHA, E. B. (2011). Relações interpessoais: uma análise empresarial e social. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/26749/1/relacoes--interpessoais>. Acesso em: 24/07/ 2023

Publicado

19/08/2023

Como Citar

dos Santos Rodrigues António, M. I. (2023). IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: CASO PRÁTICO DA EMPRESA SAIPEM LUXEMBURGO SUCURSAL DE ANGOLA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483859. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3859

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias