TECNOLOGIA COMO VANTAGEM COMPETITIVA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.392Palavras-chave:
Gestão Estratégica de compras, Gestão de Suprimentos, Administração de Materiais, Sistemas de Informação na Cadeia de SuprimentosResumo
Como otimizar os custos com a área de suprimentos das empresas e, ao mesmo tempo, atender uma demanda crescente e cada vez mais complexa? Partindo deste questionamento o presente trabalho apresenta uma análise da área de compras como setor estratégico, responsável por contribuir com o sucesso das empresas e organizações. Com demandas crescentes e complexas, demonstra-se por meio da análise da literatura como a área de compras de uma empresa pode fazer frente a estas demandas, ao mesmo tempo em que se otimiza ou mesmo se reduz o seu custo operacional. O estudo de caso, realizado em uma organização religiosa global, presente em 160 países, e com atuação em todos os Estados do Brasil, mostra como inovações em processos e inovações tecnológicas podem trazer ganhos operacionais como a redução do custo por pedido de compra, o aumento da produtividade dos compradores, e o aumento do custo evitado que se reverte em investimentos da organização. Demonstra-se que as empresas que transformarem suas áreas de compras em setores estratégicos, e investirem conscientemente em sistemas informatizados atrelados a processos sólidos e efetivos, obterão as vantagens competitivas que necessitarão para sobreviver em um mercado cada vez mais complexo e dinâmico.
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